Estudo da FixYa analisou a gama iPhone, Galaxy, Droid e Lumia
O mercado está cada vez mais preenchido com smartphones de todas as marcas, modelos, cores, sistemas operativos e preços.
Assim, actualmente, ou se tem uma ideia muito clara do que se quer num telemóvel, ou é um dilema saber-se por qual smartphone optar.
Um recente estudo da FixYa analisou smartphones de diferentes marcas – Apple, Samsung, Motorola e Nokia –, e chegou à conclusão que o iPhone é, de todos, o smartphone mais confiável.
O estudo da FixYa apresentou um relatório com variadas informações que indicam o porquê do iPhone ser escolhido como o smartphone mais confiável do mercado.
A empresa desenvolveu um sistema para atribuir uma nota para cada marca analisada (Apple, Samsung, Motorola e Nokia) e concluiu que os equipamentos fabricados pela Maçã são quase três vezes mais confiáveis que os da segunda colocada, a Samsung.
A Nokia surge em 3º lugar, enquanto a Motorola ficou em últimos, dos quatro analisados.
A FixYa conseguiu estes “coeficientes de qualidade”, através de reclamações de utilizadores no seu site. Foram, assim, registados problemas de bateria, lentidão do sistema, interface, etc,
Por fim, a empresa utilizou os dados de participação no mercado mundial de smartphones da Statcounter, dividiu depois as reclamações pelo número de equipamentos, e chegou a uma classificação final.
Desta forma, a Apple é a empresa com mais presença no mercado e menos número de reclamações dos utilizadores.
Vamos ver agora uma a uma.
IPHONE – APPLE
O iPhone da Apple teve uma participação no mercado de 25.86%, face a 74.163 reclamações. As reclamações salientam essencialmente a durabilidade da bateria (35%), falta de novidades entre as versões deste equipamento, a impossibilidade de ser personalizável, e algumas falhas com o wi-fi.
Os pontos positivos incidem no interface simples, confiança e a App Store.
GALAXY – SAMSUNG
Com uma participação de 22.69% e 187.520 reclamações, a gama Galaxy da Samsung apresenta essencialmente queixas quanto ao microfone e altifalante (40%), assim como a bateria, nomeadamente no modelo Nexus.
Por sua vez, a bateria do Galaxy S III é um ponto a favor, assim como o interface e a qualidade do ecrã.
LUMIA – NOKIA
Os modelos Lumia da Nokia tiverem 22% de participação no mercado e 324.439 reclamações, que incidiram essencialmente ao tempo de espera aquando do toque no ecrã (35%), assim como falta de algumas aplicações, como também durabiliadde da bateria e aquecimento.
Por sua vez, a durabilidade e touchscreen do ecrã, assim como a interface, parecem ser os pontos fortes destes smartphones.
DROID – MOTOROLA
Apesar de surgir com baixo número de reclamações, 136.436 no total, o Droid da Motorola é também o que menor percentagem de participação no mercado demonstra, com 1.81%.
As principais reclamações para com este smartphone prendem-se com o facto de os utilizadores não conseguirem instalar apps pré instaladas (30%), assim como problemas no touchscreen e fraca qualidade no altifalante e câmara.
Por sua vez, os pontos fortes deste smartphone parecem estar relacionados com uma boa durabilidade da bateria e do design de todo o smartphone.
No entanto, estes números demonstram que o iPhone da Apple é quase 25 vezes mais confiável que os RAZR da Motorola.
Veja aqui o estudo na íntegra.
O que pensam destes resultados? Para si, qual o smartphone mais confiável, actualmente, no mercado?