Pplware

Tem estas apps no iPhone? Tenha muito cuidado onde as usa

Para quem considerava que a loja de aplicações da Apple era totalmente segura, sendo que cada aplicação disponibilizada era controlada minuciosamente, então desengane-se!

Depois de serem analisados os binários das apps, através da plataforma verify.ly, desenvolvida por Will Strafach, descobriu-se que há pelo menos 76 aplicações bastante populares que não garantem a segurança dos dados dos utilizadores. Uma dessas apps é o Paypal…conheça outras!

Ao todo são 76 as aplicações que fazem parte de uma “lista negra” no que diz respeito à segurança dos dados. Estas apps estão organizadas em três categorias: risco baixo, médio e alto. O autor do estudo não divulgou o nome de todas as apps, mas destacou algumas aplicações como é o caso do Paypal, Kaspersky Safe Browser e Dell SecureWorks.

Outro dado curioso é o facto destas apps já terem sido descarregadas mais de 18 milhões de vezes da loja da Apple.

Algumas apps com risco baixo

Apps de Risco médio e alto

Mas qual é o problema destas apps?

Quando os protocolos de rede foram criados, dificilmente alguém imaginaria que se poderia chegar  ao que é hoje neste gigante mundo da Internet. Além disso, os protocolos de segurança foram esquecidos, tendo sido posteriormente criados e adoptados para garantir a confidencialidade e integridade das comunicações. O SSL, desenvolvido pela Netscape, foi um desses protocolos, tendo sido posteriormente normalizado pelo IETF e ganho a designação Transport Layer Security (TLS).

Na prática, o SSL/TLS garante a segurança das ligações TCP, oferecendo um conjunto de mecanismos de segurança.

O problema de segurança da maioria das aplicações está precisamente no protocolo SSL/TLS, que garante a autenticidade, confidencialidade e integridade das mensagens trocadas entre cliente e servidor. Sem esta protecção, as comunicações passam a estar vulneráveis, uma vez que passa a ser possível escutar a comunicação através de ataques, designados de man-in-the-middle.

A culpa parece estar do lado dos programadores, que produziram código que permite ao protocolo TLS aceitar certificados digitais inválidos.

Como sugestão de segurança imediata é aconselhado que os utilizadores não usem estas apps em hotspots Wifi públicos.

Exit mobile version