Integração com o Unity e integração com temas do Firefox
Libreoffice é um software de produtividade Open Source que advém do código fonte do OpenOffice. A Document Foundation anunciou esta quinta-feira o LibreOffice 4.0, a suíte de produtividade livre. O LibreOffice 4.0 reflecte os objetivos imaginados pela comunidade desde o aparecimento do Libreoffice , em Setembro de 2010: uma base de código mais limpa e um conjunto melhorado de recursos, melhor interoperabilidade e um ecossistema mais diverso e abrangente.
Vamos conhecer as novidades desta nova versão.
LibreOffice 4.0: Uma comunidade em contante crescimento
Em menos de 30 meses, o LibreOffice cresceu dramaticamente e tornou-se o maior projeto de software independente, livre e focado em produtividade para o desktop do utilizador final. A supervisão da The Document Foundation e a licença copyleft foram fundamentais para atrair o interesse de mais de 500 programadores – 75% voluntários independentes – que foram capazes de contribuir com mais de 50 mil comentários e correções do código.
O código fonte resultante é agora muito diferente do original. Com milhões de linhas de código adicionadas e removidas, com novos recursos, muitos bugs resolvidos, com a adoção do estado da arte em programação C++, com a substituição evolutiva de ferramentas de desenvolvimento, com o abandono dos métodos obsoletos e das bibliotecas antigas, e com a tradução de mais de 25.000 linhas de comentários do Alemão para Inglês, o LibreOofice dispõe agora de código fonte bem mais fácil de interpretar, o que facilitará a entrada de novos mesmbros.
“O LibreOffice 4.0 é um marco na interoperabilidade e uma excelente base para o nosso trabalho contínuo para melhorar a interface do utilizador”, explicou Florian Effenberger, Presidente do Conselho de Administração. “Este projeto não só é capaz de atrair novos programadores , como também cria uma plataforma transparente de cooperação baseada na forte ética de Software Livre, onde os programadores profissionais patrocinados e o trabalho voluntário dos programadores independentes estão alinhados com os mesmos objetivos.”
Primeiras impressões do Libreoffice 4-0 por Carlos Carvalho da Comunidade Pplware Linux
LibreOffice 4.0: Novos recursos
O LibreOffice 4.0 oferece muitas novas características, das quais se destacam
- Integração com conteúdo e sistemas de gestão de documentos – incluindo o Alfresco, IBM FileNet P8, Microsoft Sharepoint 2010, Nuxeo, OpenText, SAP NetWeaver Cloud Service e outros – através do padrão CMIS
- Uma melhor interoperabilidade com DOCX e documentos RTF, graças a várias melhorias e novas funcionalidades, como a possibilidade de importação de anotações “à mão” e anexar comentários para intervalos de texto.
- Possibilidade de importar documentos do Microsoft Publisher, e melhoria adicional de filtros de importação do Visio com a adição da versão 2013 (recém-anunciada).
- Outras melhorias incrementais na interface, incluindo a integração com temas do Firefox (chamados de Personas), para dar uma aparência personalizada ao LibreOffice.
- Nova técnica de programação para as caixas de diálogo, facilitando redimensionar e ocultar elementos, e reduzindo a complexidade do código. Servirá também como base para a inovação da interface do utilizador.
- Cabeçalhos e rodapés diferentes na primeira página de um documento do Writer, sem a necessidade de um estilo de página em separado.
- Muitas melhorias de desempenho no Calc, além de novas funcionalidades, tais como exportação de gráficos como imagens (JPG e PNG) e novas funções de planilhas, conforme as especificações do ODF OpenFormula.
- Primeira versão do controle remoto de uma apresentação do Impress feita por telefones Android. Por enquanto somente disponível para versões Linux das principais distribuições (a segunda versão virá em breve para todas as plataformas: Windows, MacOS X e todas as distribuições Linux e pacotes binários)
- Melhorias significativas de desempenho, ao abrir e salvar vários tipos de documentos, folhas de cáclculo XLSX e ficheiros RTF.
- Melhorias no modo de contribuição ao código graças ao Gerrit: Um sistema de revisão de código baseado na Web que facilita o uso do sistema de controle de versão chamado Git, para controle de projetos (embora este sistema não seja específico do LibreOffice 4.0, ele foi introduzido na fase de produção, antes do ramo 4.0). via Blog libreoffice