Pplware

Espionage 2 – Os Seus Dados Privados bem Guardados no Mac

Há dias li um artigo onde eram mostrados alguns dados estatísticos sobre tecnologia e um dado que achei curioso estava relacionado com a perda de informação privilegiada. Muitos dos dados perdidos estavam directamente ligados com assaltos a viaturas onde eram levados os computadores portáteis e facilmente era usurpada toda a informação que estes continham.

Não é fácil lidar com este tipo de situação, e a cada dia que passa pior, pois as nossas máquinas são centros de informação privilegiados que contêm muitos dados importantes da nossa vida bem como daqueles com quem nos relacionamos. Os dados (fotografias, música, documentos e vídeos) sem  importância, não serão grande problema se os perdermos, mas há muita coisa que guardamos no nosso computador que é único e isso temos de salvaguardar. O acesso ao mail é outro dos problemas… já repararam que a nossa vida cada vez mais passa pelo mail? Que tal ter algum cuidado?

Vejam o que o nosso leitor José Marques nos sugeriu.

Este assunto, ligado à segurança de dados, não é virgem aqui no Pplware, já falámos em muitas aplicações para Windows e até já demos a conhecer aqui uma excelente forma de proteger os nossos dados. Alguém levou isso a sério?

Bom eu espero que pelo menos saibam para o que se trata, pese o facto de muitos de nós ainda sermos adeptos do velho adágio popular “casa roubada, trancas na porta”. Vou-vos dar a conhecer, para os que ainda não o conhecem, evidentemente, o Espionage. Começo por vos deixar o vídeo de exemplificação que o autor da aplicação  fez:

Protecção a Ficheiros e Pastas

Agora que já existe uma ideia clara do que se trata, podemos dizer que o Espionage é uma forma segura de podermos guardar os nossos dados e fechar as nossas aplicações a olhares alheios, principalmente aquela informação vital para a nossa vida activa ou mesmo sobre a nossa vida privada e social.


Com esta aplicação podemos gerir estes aspectos de segurança de forma simples. Aliás a receita para uma aplicação ter sucesso assenta na utilidade, no aspecto da sua interface e na simplicidade de utilização. Então estamos perante uma ferramenta que preenche de sobremaneira todos esses requisitos.


Começo pela simplicidade: na instalação é-nos pedida a colocação de uma chave de segurança, será a chave mestra para tudo o que esta aplicação irá representar. Na sua colocação tenha em atenção o que lá coloca para não ter dissabores no futuro, se porventura se se esquecer da chave. Coloque algo que se lembre.


Aplicações Associadas

Depois de instalada, a aplicação irá solicitar que crie ou desloque para cima da janela do Espionage, as pastas que quer ver bloqueado o seu acesso a quem não tiver a password. Nessa altura é solicitada novamente a colocação de uma chave de acesso àquela pasta em particular.


Mas não fica só por esta função! Podemos colocar restrito o acesso ao nosso mail, bloqueando a pasta onde estão os mails e informando a aplicação qual é a o programa que utiliza aquela pasta. Assim, sempre que clicarmos no ícone para abrir o mail (ou qualquer outra aplicação importatnte) será solicitado que seja colocada uma chave para abrir o mail. Quer forma mais segura de proteger o seu mail?

Este programa é muito interessante pois permite que todas estas acções sejam levadas a cabo com o arrastar e largar. Assim, basta abrir o Finder, descobrir onde está a pasta que quer ver encriptada e arrastar a mesma para cima da App Espionage. Todo o processo é simples e intuitivo, permitindo ao utilizador menos afoito com este processo, a consulta de ajudas no menu help.


Não facilite… Um dia ainda levará as mãos á cabeça e dirá… se eu soubesse!!! Pois agora já sabe. Espionage é uma excelente opção de segurança, vale bem o preço.

Artigos relacionados:


Licença: Shareware (preço=34.95 euros)
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: Espionage 2.8.7 [7.2MB]
Homepage: Tao Effects

Exit mobile version