O serviço de mapas da Google, o Google Maps, é um dos mais úteis que esta companhia colocou na Internet. Temos acesso de forma gratuita à totalidade dos mapas do mundo, com um grau de detalhe que até hoje não tinha sido disponibilizado.
A Google facilita o acesso a esses mapas pelo seu site ou através do seu software, o Google Earth, muito mais completo, mas também mais complexo. Quem pretendem ter uma solução mais equilibrada entre funcionalidades e simplicidade de uso pode agora optar pelo eMaps.
O eMaps permite acederem aos mapas que a Google disponibiliza no seu site, mas numa interface onde muito mais simples e mais resumida. No entanto, todas as funcionalidades que pretendemos usar e que podem ser úteis estão presentes e bem organizadas.
Para além do acesso a todos os tipos de mapas que a Google nos oferece nas suas ferramentas, adicionando-lhes ainda o mapa da Lua e de Marte. Podem ainda aceder a imagens e outros conteúdos, tal com acontece no Google Earth.
A pesquisa no eMaps permite que encontrem os locais que procuram, sem que tenham de estar a navegar no mapa a tentar achá-los.
O eMaps permite que carreguem os vossos ficheiros de locais (KML), bastando que estes estejam publicados na Internet.
Outra funcionalidade muito interessante do eMaps é que podem gravar imagens dos mapas e das localizações que estão a visualizar.
Tal como as ferramentas da Google, o eMaps está também já adaptados para que se usem as mais recentes funcionalidades do Maps. O Street View está aqui também acessível e nos mesmos moldes.
Podem arrastar o boneco para cima da zona que pretendem visualizar e escolher depois a estrada pretendida, das que forem mostradas como acessíveis neste modo.
A navegação neste modo funciona exactamente da mesma forma que nos outros produtos. Basta clicarem na zona para onde pretendem navegar e as imagens correspondentes são apresentadas.
Podem ainda usar outras funcionalidades como a marcação de pontos, as indicações para ir do ponto A ao ponto B, o desenho de formas e linhas ou o tráfego. Tal como o fazem nos produtos Google.
As definições do eMaps permitem que activem ou desabilitem algumas das formas e funcionalidades de interacção com este software. A forma como o zoom é feito, a utilização de imagens de perspectiva aérea ou a utilização de imagens dos utilizadores são opções disponíveis para os utilizadores.
Uma última opção, importante para todos os que usam o eMaps com ligações de rede fracas é a possibilidade de apagar ou não a cache das imagens carregadas para o eMaps. Podem ainda verificar a existência de actualizações ao arrancar o eMaps.
Novidades desta versão:
- Possibilidade de editar locais
- Corrigido o bug que impedia os vídeos do Youtube de tocarem
- Melhoria da performance do javascript
- Adicionado suporte para inclusão de HTML na descrição dos locais
- Remoção dos marcadores com um simples clique direito do rato
- Correcção de diversos bugs
Usem o eMaps para terem acesso aos mapas que a Google disponibiliza no seu serviço Maps, mas com a vantagem de terem uma interface dedicada e organizada de uma forma mais eficiente e útil.
É uma ferramenta que se situa entre o que o é fornecido pela Google no seu site Maps e a poderosa ferramenta Google Earth. Para quem pretendem a simplicidade do site e as capacidades do Earth então o eMaps é a escolha lógica.