A segurança tem sido um tema recorrente nas notícias de tecnologia e são vários os escândalos, mais ou menos declarados, que envolvem as grandes marcas deste mercado.
Um das marcas no alvo das criticas é Apple, que ao longo destes 7 anos e meio, tem vindo a ser acusada por várias vezes de estar a espiar os seus utilizadores através de um software secreto escondido no seu sistema operativo iOS.
Agora, o advogado de Edward Snowden vem afirmar que o seu cliente não usa iPhone porque este tem spyware secreto Apple.
O caso saiu a público depois do advogado de Snowden, Anatoly Kucherena, ter dado uma entrevista à agência de notícias russa RIA Novosti.
Nesta entrevista foram abordados diversos temas sensíveis relacionados com Snowden e com todos os documentos publicados pelo mesmo, onde um dos temas abordados foi também o iPhone e o porquê do seu cliente não utilizar o dispositivo da Apple.
O ex-funcionário da NSA que tornou público detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância da Agência de Segurança Nacional Americana, revelou também que os dispositivos comercializados pela Apple, os bem conhecidos iPhones, são capazes de espiar os seus utilizadores sem que os mesmos tenham conhecimento. Sendo as informações pessoais recolhidas através de um software secreto instalado por trás do sistema operativo iOS.
“Edward nunca usa um iPhone, ele tem um telefone simples. O iPhone tem um software especial que pode activar-se sem o proprietário ter que pressionar um botão, passando o dispositivo a reunir informações sobre ele. É por isso, por razões de segurança, ele se recusou a utilizar este telefone.”
Anatoly Kucherena, em entrevista à agência de notícias russa RIA Novosti
Snowden poderá ter feito estas acusações munido de informação existente nos documentos a que teve acesso de forma privilegiada, dada a sua actividade na NSA. Um desses documentos revela por exemplo, que a agência britânica GCHQ utiliza o sistema Apple iPhone UDID para localizar os seus utilizadores.
Contudo, nos documentos publicados por Snowden anteriormente, não existe nenhuma referência implícita a qualquer tipo de software secreto presente nos dispositivos da Apple, pelo que será interessante ver se Snowden ou até mesmo o seu advogado irão fazer qualquer comentário a estas alegações nos próximos dias.
Via: BGR Por Hugo Sousa para Pplware