O Windows ainda é e será por muitos anos, a maior plataforma em termos de software. Há imensas opções para quase tudo o que se possa imaginar possível no mundo da computação. Já o OS X é um sistema mais comedido em termos de oferta de software, embora mais organizado, mas que não tem um leque de aplicações como encontramos para o sistema operativo da Microsoft.
Dizem as criticas que a melhor máquina para correr o Windows é o Mac, não duvido, mas para correr aplicações é escusado instalar o Windows no bootcamp ou até virtualizar. Com o Wineskin podemos instalar aplicações para Windows no Mac OS X sem grandes trabalhos ou complicações.
Este guia irá mostrar uma forma simples e pratica de colocar algumas aplicações do Windows a correr no Mac OS X. Este tipo de soluções é muitas vezes procurado por pessoas que embora tenham o seu trabalho baseado no OS X precisam de correr aplicações especificas que só existem para a plataforma Windows. Com esta ferramenta o sistema operativo da Apple torna-se ainda mais completo e autónomo.
Instalação
A instalação é muito directa e sem nada de substancial.
1. Faça o Download do Wineskin a partir do seu site.
2. Extraia o ficheiro e mova a app Wineskin para a pasta Aplicações. Agora abra-o.
Na primeira vez que está a funcionar não irá ver nenhum motos na lista em cima. Clique no botão “+” para descarregar e instalar o motor mais recente [ver imagem aqui].
O motor é necessário para que as aplicações do Windows funcionem. Clique a seguir no botão Update.
Uma vez o motor instalado, estará pronto a instalar as aplicações do Windows.
Antes de iniciar, certifique-se que tem consigo já o ficheiro executável da app Windows que quer instalar. Note também que o Wineskin não suporta todas as aplicações Windows que existem, verifique a bd de Apps Wine para ver quais as que são suportadas.
Instalar aplicações Windows
1. Clique no botão “Create New Blank Wrapper” e dê um nome para este “pacote”. No exemplo que vamos dar iremos instalar o Peazip no Mac.
Enquanto é criado o pacote, será mostrado um pack de ferramentas para autorizar as sua também instalação. O Wine Mono é necessário para correr aplicações Windows baseadas em .Net…
..e também o pack Wine Gecko para suporte a apps Windows que recorram a HTML.
2. Depois de instalado o pacote, abra-o no Finder, botão direito do rato e seleccione “Show Package Content.”
Deverá ver duas pastas: “Contents” e “drive_c” e a app Wineskin…
…corra então a app Wineskin.
3. Clique na opção “Choose Setup executable” e seleccione o ficheiro executável da aplicação do Windows.
A instalação deverá ter início e verá o processo tal como conhece no Windows.
Aplicação do Windows a correr no OS X
Abra a aplicação Wineskin (de dentro da pasta do pacote) novamente. Agora, clique em “Advanced”…
…navegue, seleccione a aplicação instalada e clique na opção “Test Run”. Isto irá iniciar a aplicação Windows.
Este é o aspecto da aplicação Windows a correr no Mac OS X:
Se vir que está satisfeito com o resultado do teste, da próxima vez que quiser abrir a aplicação dê dois cliques na aplicação do pacote para abrir esta app do Windows, neste caso o Pearzip.
E pronto, está feito o processo.
Conclusão:
Claro que esta é uma solução para alguns desafios, não para todos. Se precisa mesmo de um “habitat” dedicado Windows, nada como instalar o mesmo no Bootcamp e terá um dos melhores sistemas operativos na melhor máquina do mercado. Mas também poderá instalar o Windows numa máquina virtual, que, se escolher a certa, até permite interagir lado a lado com aplicações do Widows com app do OS X.
Esta solução que vos deixamos hoje, serve essencialmente para correr uma ou outra aplicação especifica que não exista no ambiente Mac e que seja impossível usar algo parecido. Isto acontece com apps desenhadas para Windows e que são especificas de um sector ou de uma actividade.
Para alguns aficionados melo mundo gaming, então fiquem a saber que podem com esta solução integrar alguns jogos no Mac OS X vindos do universo Windows.
Ok, escusam de agradecer, divirtam-se!