Existem jogos que são verdadeiros marcos na história. Quer tenha sido pela inovação que trouxeram a nível de gráficos ou ao nível da jogabilidade e interacção com o jogador. O Duke Nukem é um desses jogos, pois inovou no género FPS (First Person Shooter) por dar ao jogador uma sensação de liberdade e por causa do realismo.
Este jogo foi já transposto para um grande número de plataformas de jogos e está no iPad desde o início de Abril deste ano. A razão que nos leva hoje a apresentá-lo para o iPad deve-se ao facto de estar disponível de forma gratuita neste fim-de-semana de Halloween.
No seguimento da linha de versões que têm sido disponibilizadas para as muitas plataformas onde está já disponível, esta versão traz para o iPad toda a jogabilidade que é esperada.
A história mantém-se a original. Os Aliens preparam-se para invadir a terra e cabe ao herói Duke Nukem impedi-los de realizarem os seus intentos. Para conseguir cumprir essa tarefa conta com um manancial de armas que vão desde o famoso pontapé até à Freezethrower, que congela os seus inimigos.
Esta versão conta com algumas alterações face às anteriores, fruto da plataforma onde corre, e que são uma nova forma de matar os inimigos e controlos personalizados.
A primeira novidade vem dar ao jogo uma jogabilidade acima do normal, graças a interface multi-toque que o iPad disponibiliza. Fica assim mais fácil controlar o Duke na hora de apontar e disparar contra os Aliens que o querem matar.
Os controlos normais, e que existem em muitos jogos deste género, estão presentes, mas foi adicionada uma nova forma de controlo. Esta nova forma, controlo por slide permitem controlar de uma forma mais precisa e menos exigente o Duke. Conseguem assim concentrar-se no jogo e não têm de se preocupar com o controlo do jogador.
Aproveitem esta “borla” que está a ser dada durante este fim-de-semana e tragam para o vosso iPad um dos maiores jogos de todos os tempos. Ainda hoje, 14 anos depois do seu lançamento, é um jogo que agrada a todos os amantes do estilo FPS. Dificilmente vão encontrar um amante de jogos, ou um simples curioso, que não o conheça e tenha já jogado por horas a fio.