Pplware

Dica – 5 novas utilidades para o seu velho iPad

O iPad foi apresentado em 2010 e desde então conseguiu atrair vários segmentos para a sua oferta. Com este tablet da Apple, o utilizador pode gerir o seu e-mail, navegar na web, gerir os seus ficheiros na cloud, produzir texto, folhas de cálculo, apresentações, editar vídeo, fabricar imagens, e trabalhar em praticamente tudo o que possa imaginar. Contudo, com o evoluir quer do software, quer do hardware, as versões mais antigas começam a ficar mais lentas.

Porque um iPad tem imensas utilidades, hoje vamos deixar 5 novas utilidades que poderá dar ao seu velho iPad.


Atualmente e dadas as necessidades dos utilizadores, em termos informáticos, um iPad pode já servir grande parte das funcionalidades dos utilizadores, mesmo ao nível profissional. Com o software e os serviços a migrar para a cloud, mais ainda podemos tirar proveito de um tablet da Apple.

Pese o facto de haver ainda segmentos que não podem ser tratados neste tablet, a verdade é que as aplicações disponíveis, face ao mais recente hardware, cobrem muitos cenários do nosso trabalho do dia a dia.

 

Mas onde posso usar o meu iPad antigo?

Um iPad antigo pode ser útil para tarefas de rotina, em utilidades que não justifica, por exemplo, investir num dispositivo novo. Por isso, estes 5 cenários podem ajudar a dar um rumo ao iPad que tem guardado na gaveta.

 

1 – Moldura digital

As molduras digitais estiveram um tempo na moda. Posteriormente, deixaram de ter impacto porque tinham fraca resolução e algumas não apresentavam qualquer vantagem em termos de bateria. Assim, se tem o seu iPad parado, enfiado numa gaveta, tire-o e carregue-o com as suas fotografias.

Embora o iOS possa agilizar, gratuitamente, uma forma simples de ver as suas fotos, não é uma app dedicada para tonar o seu iPad numa moldura. Por isso deixamos igualmente uma app de sugestão.

LiveFrame permite transformar o seu iPad numa moldura digital dinâmica. Para isso, a aplicação exibe fotos guardadas no seu dispositivo, nos álbuns do iTunes, armazenadas na cloud e contas das redes sociais. Dê vida nova ao velho iPad.

Homepage: LiveFrame
Preço: Gratuito


 

2 – Servidor de música dedicado

Se antigamente fazia sentido termos em casa um bom amplificador, leitor de CDs e uma rádio, hoje nada disso está atual. Apesar de haver ainda quem tire muito proveito da tecnologia Vinil, a verdade é que consumimos música streaming com recurso a dispositivos como o iPhone, iPad ou HomePod, por exemplo.

Claro, estamos a falar dentro do ecossistema Apple e, portanto, se tem o seu iPad a descansar, porque não o usa como audioteca dos seus temas musicais?

Usando o Apple Music, o Spotify ou até o Google Music, pode ter as mais recentes criações ou mesmo um compêndio intemporal das suas bandas favoritas. Ligue o som do iPad e propague numa boa coluna Bluetooth, o até por cabo, mas tire proveito desta tecnologia.

 

3 – Ecrã secundário

Esta é uma das várias funcionalidades que tenho usado com os iPads mais antigos. Com uma aplicação dedicada a estender a área de ecrã para outros dispositivos, o iPad passou a ter uma função de continuidade.

Existem atualmente várias aplicações para permitir esta extensão de ecrã. Contudo, vamos deixar uma, a que utilizamos, como sugestão.

A app Duet Display transforma o seu iPad ou iPhone num avançado ecrã extra para Mac e PC. Desenvolvido por uma equipa de ex-engenheiros da Apple, o Duet oferece desempenho e qualidade de exibição incomparáveis – E tudo isso com zero de latência.

O único defeito, se assim o podemos caracterizar, é o preço. Vale a pena, sem dúvida, mas são 11 euros que tem de desembolsar.

Homepage: Duet Display
Preço: 14,99 €


 

4 – Controlo remoto

Como controlo remoto da sua Apple TV, pode ser um luxo. Contudo, esta opção também não é descabida, pois é muito mais fácil usar a Apple TV com a app que com o controlo remoto nativo. Assim, em vez de usar o iPhone com a app, porque não usa o seu iPad antigo?

Esta é a proposta para que tenha sempre o controlo remoto via iPad para controlar a Apple TV. É mais fácil inserir texto, mexer nos menus e pesquisar nas várias opções disponíveis.

Homepage: Apple
Preço: Gratuito


 

5 – Monitor de segurança

Instale-o como uma câmara de segurança. Observe a porta da frente ou vigie o seu bebé de outra sala, do seu escritório ou do outro lado do mundo.

Facilmente coloca uma câmara de segurança na sua casa, instala a app Alfred, que é gratuita (embora que para ativar certas funcionalidades tem de comprar algo mais) e poderá usar o seu iPad para ter as imagens da sua câmara (ou câmaras de segurança).

Como velho tablet da Apple poderá assim ter dedicado um monitor de segurança. Pode gravar vídeo, fazer fotos e usar para outras opções disponíveis. Contudo, pode usar outras apps que existem para fazer o mesmo serviço, há imensas.

Homepage: Alfred
Preço: Gratuito


 

Em resumo…

Estas são algumas de muitas utilidades que pode dar ao seu velho iPad. Todos os anos a Apple faz questão de lançar modelos novos, com mais poder e mais capacidade. Isso não inviabiliza, contudo, que tenha de deixar para trás este bom hardware.

Exit mobile version