Os gestos e os movimentos multi-toque fazem já parte do dia-a-dia de quem usa os dispositivos Apple. Seja num Macbook ou num iDevice, os gestos são comuns, até num Magic Mouse. Este dispositivo da Apple, pode, contudo, ser melhorado, ser potenciado com mais opções do que aquelas que a Apple disponibilizou originalmente.
Para isso podemos recorrer a uma ferramenta que já em tempos abordámos. O MagicPrefs é essa liberdade de movimentos que pode dar ao Magic Mouse, essa forma de aumentar as funções tirando mais partido da sua capacidade de reconhecer os toques na sua superfície.
MagicPrefs
O Magic Mouse aparece em 2009 e é o primeiro rato multi-touch que permite o uso de gestos como o deslizar e mover tanto na horizontal como na vertical, permitindo interagir com as aplicações e com os sistemas “físicos” de visualização. Além disso a sua base táctil permite que sejam configurados pontos de toque como se fossem botões. Podemos ter o botão direito do menu de contexto e o botão esquerdo como estamos habituados a ver. O deslizar pode ser feito ao centro como se existisse o rolo… mas não é tudo!
Este equipamento é mais preciso recorrendo ao rastreio do “espaço de acção” usando um sensor laser. Mas a recepção inicial ao Magic Mouse foi mista, com reacções positivas à função de deslize, mas reacções negativasà falta de um botão no meio, ou botões para activar o Exposé, Dashboard ou Spaces (recursos oferecidos pelo seu antecessor). Muitos desses recursos podem ser activados, pois o Magic Mouse permite 5 pontos de toque simultâneo e conjugações de movimentos, tudo isso pode ser activado recorrendo a aplicações de terceiros.
É aqui que entra o MagicPrefs.
Esta aplicação aumenta consideravelmente as capacidade nativas do Magic Mouse. Traz novas capacidades e adapta as existentes ao modo de acção e ao modo de uso do utilizador.
Podemos logo, a partir da barra de tarefas, ter acesso a um leque de funções somente atingíveis via este tipo de ferramentas. Já havíamos falado numa outra ferramenta do género. Mas esta vai mais longe e abre o acesso directo a funções, serviços e aplicações.
A filosofia por detrás destas opções é interessante, mediante as possibilidades do rato: dependendo da quantidade de toques que este reconhece e possíveis combinações sobre o mesmo, a aplicação abre frentes de acções. Assim podemos atribuir ao Magic Mouse muitas outras funções para além das que ele já permite de forma nativa.
As combinações são muitas. Isto porque podemos combinar toques, com arrasto, deslizes na vertical e horizontal e até podemos marcar movimentos específicos, trabalhados por nós.
Além disso, podemos optimizar a sensibilidade e velocidade da resposta do mesmo.
Fica a sugestão para os que compraram um Magic Mouse e que pretendem aumentar a incidência do mesmo no dia-a-dia.
Artigos relacionados:
- Usar o Apple Magic Mouse no Windows 7
- BetterTouchTool – A Magia do Touchpad nos Macbooks
- Como adicionar o Magic Mouse ao iPad