Pplware

Dica: Não usa o Dashboard do macOS? Saiba como o desativar

Apesar de todas as evoluções, há características no sistema operativo para Desktop da Apple que continuam a não fazer muito sentido. Quem é utilizador deste sistema certamente sabe que existe um Dashboard onde podemos colocar Widgets e que nos permitem realizar mais rapidamente algumas ações.

No entanto esta é uma zona que, além de desorganizada, não traz muitas vantagens para o sistema. Hoje ensinamos como podem desativar o Dashboard no macOS.


O Dashboard fornece-lhe uma visão geral da informação que utiliza diariamente, como o tempo local, as notas rápidas, uma calculadora e muito mais. 

O Dashboard permite o acesso a várias miniaplicações chamadas widgets. Ter uma zona com widgets num sistema operativo para Desktop até pode fazer sentido, no entanto, no caso do macOS, os widgets não estão “adaptados” ao sistema criando uma zona desorganizada e com poucas opções para melhorar essa área.

Para quem não usa o Dashboard, o melhor mesmo é desativá-lo.

Como desativar o Dashboard do macOS?

Para desativarem o Dashboard basta ir às preferências do sistema operativo e depois escolher a opção Mission Control

Em seguida, nas opções associadas ao Dashboard selecionem a opção Desativado.

Criar os seus próprios widgets

Para quem acha que o Dashboard tem alguma utilidade fique a saber que poderá criar os seus próprios widgets. Utilize o Safari para criar o seu próprio widget a partir de uma funcionalidade do seu site favorito. Por exemplo, se quiser estar a par do estado de uma encomenda de um site:

  1. Aceda ao site no Safari.
  2. Selecione Ficheiro > Abrir no Dashboard.
  3. Realce a área a partir da qual deseja criar um widget.
  4. Clique em Adicionar, no topo da janela do Safari.

Personalizar widgets

Alguns widgets podem ser personalizados para que apresentem as informações de que precisa. Por exemplo, adicione ou remova as suas ações favoritas no widget Bolsa ou escolha um fuso horário ou cidade no widget Relógio.

Para personalizar um widget, procure pelo botão de informações (i). Clique neste botão para ver as definições do widget:

  1. Abra o Dashboard, tal como descrito acima.
  2. Desloque o cursor sobre cada widget. Os widgets com definições ou opções têm um pequeno botão de informação (i) num canto.
  3. Clique no botão Informação para ver as definições que pode alterar.

Se quiser saber mais sobre o Dashboard utilize a Ajuda integrada incluída no macOS. No Finder, escolha a Ajuda do Mac no menu Ajuda e depois digite Dashboard no campo de pesquisa.

Exit mobile version