Kodi é um centro multimédia muito popular que se tornou compatível com diversas plataformas. Um dos exemplo de sucesso é a utilização na distro PiPplware que conta com milhões de utilizadores espalhados pelo mundo.
Com o Kodi, os utilizadores podem montar bibliotecas personalizadas de vídeo, música e imagem, tudo numa interface muito amigável para TVs, muito “fácil” de usar e controlar com os comandos das televisões. Mas… hoje vamos deixar a dica para colocar o Kodi no seu Mac OS X.
A instalação da aplicação do Kodi no OS X é idêntica à instalação de tantas outras que podemos instalar neste sistema operativo, com a simplicidade que conhecemos. Há algumas diferenças, contudo, para outras plataformas.
Iremos, de seguida, deixar os vários passos para uma instalação básica e também para a remoção do Kodi do seu Mac.
Se precisarem de ajuda ou para partilhar informação, usem o nosso grupo pplware @ Kodi
1º passo – Download
Começamos por descarregar a versão do Kodi disponível. A versão oficial e estável pode ser encontrada aqui: http://kodi.tv/download/
Não instale versões beta a não ser que tenha percepção do que poderá enfrentar nessas versões. Pois, como é normal, poderão ter instabilidade
Caso queira testar sempre o que de mais moderno o Kodi tem para oferecer, poderá descarregar daqui a versões ainda em desenvolvimento:
- Nightly builds: http://mirrors.kodi.tv/nightlies/osx/
- Monthly builds (ligeiramente mais estáveis que as Nightly builds): http://mirrors.kodi.tv/snapshots/osx/
2º passo – Instalar
Já sabemos que não tem nada que saber, depois de descarregar é arrastar o ficheiro DMG para a pasta Aplicações do OS X e está pronto a dar início à utilização do Kodi.
Quando vamos à pasta das Aplicações, encontramos já o ícone do Kodi, clicamos e caso tenhamos a segurança activa no Mac até ao nível máximo, podemos ver isto:
Já sabe que tem de ir ao menu Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade e dentro dessa janela, desbloquear as opções no “cadeado” no canto esquerdo ao fundo e activar a opção Qualquer fonte.
Depois de abrir o Kodi pela primeira vez, vem a este mesmo lugar e volta a colocar as definições de segurança nas posições de cima. Não se esqueça!
3º passo: Iniciar o Kodi
Com o Kodi agora instalado e com permissões para ocupar todo o seu ecrã, irá usar o seu rato como cursor para navegar pelos menus que, como é óbvio, estão vazios. Ele irá fazer algumas ligações ao exterior e por isso verá o mesmo a pedir acesso à sua rede.
4º passo – Adicionar Add-ons
A instalação envolve dois passo, a obtenção dos repositórios e a instalação dos Add-ons propriamente ditos.
Mas para o ajudar a perceber tudo, deixamos aqui um guia para tirar todo o proveito do Kodi no seu Mac.
Agora imagine o que pode fazer com o seu Mac e com a sua Apple TV… com o Kodi!
Remover o Kodi
Se um dia quiser remover o Kodi, é simples. O pacote Kodi contém a aplicação na sua totalidade. Quer isto dizer que quando a quiser remover, basta arrastar a mesma (o seu ícone que vê nas aplicações) para a lata do Lixo.
Contudo, o Kodi cria ficheiros que usa quando a aplicação está em utilização. Estes ficheiros estão localizados na pastas:
- ~/Library/Application Support/Kodi
Este directório contém todas as suas definições e todas as suas bases de dados de música e vídeo. Se quiser remover o Kodi na totalidade, verifique aqui se quando remover a aplicação, esta pasta também desaparece, se não desaparecer, arraste-a igualmente para o lixo.
Em resumo…
Agora desfrute de um sistema que lhe poderá servir para manter os ficheiros multimédia do seu Mac muito bem organizados. Iremos em breve trazer mais guias práticos e informações de como tirar ainda mais proveito do Kodi no seu dia-a-dia. Fique atento.