Se tem um computador da Apple já pode usufruir do Dark Mode no Google Chrome. Inegavelmente uma benesse para quem passa várias horas à frente do ecrã, este modo chega oficialmente ao macOS. A fim de dar mais possibilidades de personalização ao utilizador, chega assim com a versão 73 do browser ou navegador.
O Google Chrome 73 já está a chegar aos utilizadores. Agora, dizemos-lhe como tirar proveito deste novo modo.
Assim, com a chegada desta atualização, por norma de forma automática, temos várias melhorias. Começando pelas habituais otimizações, bem como a inclusão deste novo modo de visualização. Por conseguinte, trata-se de uma distribuição oficial e não de uma versão de testes. Por outras palavras, não se preocupe com bugs ou erros.
O Google Chrome com “Dark Mode” no macOS
Primeiramente anunciado pela Google durante o mês de fevereiro, o Dark Mode chega agora de forma oficial ao navegador mais popular do mundo. O seu funcionamento, sem grandes surpresas, é simples. Se o seu computador macOS já estiver definido para “Tons escuros”, ou modo escuro, não precisará de fazer mais nada.
Assim sendo, quando o Google Chrome deteta que o sistema macOS está definido para o modo escuro, a mudança é automática. Isto é, o Dark Mode entra automaticamente em efeito no navegador Chrome mal detete que o computador também o está a utilizar. Algo que torna extremamente simples este processo nos Mac.
Ainda não tem esta função no seu Google Chrome? Não se preocupe, tudo o que terá de fazer é abrir o navegador no seu iMac, macBook ou outro computador Apple. Em seguida navegue até à barra de topo com as definições. Aí clique em “Chrome” e, “Acerca do Chrome”, sendo-lhe apresentada a versão do navegador.
As novidades já chegaram com o Chrome 73
Caso ainda não tenha a versão 73, tudo o que terá de fazer é esperar que o navegador se atualize automaticamente. Em seguida, reinicie o seu navegador ou browser e já está! Caso o seu computador macOS esteja definido para os “Tons escuros”, o Dark Mode será definido automaticamente pelo navegador.
Assim sendo, para ter o modo escuro no seu navegador, terá também que o ter definido no seu computador macOS. Felizmente o processo é similarmente fácil. Tudo o que terá de fazer é clinicar no símbolo da maçã na barra superior. Aceda a “Preferências do sistema” e logo após, a “Geral”. Aí, no topo, terá a “Apresentação”, dentro da qual tem os Tons claros ou Tons escuros. Selecione este último.
Uma vez aplicado, saia das definições e volte a abrir o navegador. Além disso, poderá obviamente utilizar qualquer um dos muitos temas disponíveis para o Google Chrome. Ainda assim, a sua inclusão nativa com a versão 73, bem como a sua ativação automática são uma grande benesse.
Simples, fácil, e não causará tanta fadiga ocular, sendo também mais fácil discernir o conteúdo, ler texto ou trabalhar com conteúdo multimédia. Em suma, acabaram-se as mudanças manuais (a menos que o deseje), passando tudo isto a ser automático.
Por fim, caso queira manter o aspeto do seu computador macOS claro, opte pelos Tons claros, podendo definir para o Google Chrome um dos temas escuros.