Estamos numa altura propícia para fechar o ano, limpar a casa e recomeçar mais um ciclo de vida. Traduzindo para o nosso mundo informático, está na altura de fazer cópias de segurança, limpar o que não interessa e afinar a máquina para mais um ano de trabalho. O seu Mac precisa da sua atenção.
Hoje vamos deixar 5 ferramentas poderosas para tratar da limpeza do seu Mac, afinar processos e reparar danos que possam existir. Tudo para começar o ano com a máquina no melhor desempenho.
Embora o macOS seja um sistema operativo seguro, estável e muito simples de gerir, com o passar dos anos, nós, utilizadores, reunimos muita “tralha” nos discos. São aplicações que instalamos “para ver como funciona”, são ficheiros duplicados que metemos em pastas e pastinhas, e são maus hábitos que vamos colecionando ao trabalhar com o hardware.
Assim, as 5 ferramentas que vamos deixar são para trabalhos de fundo, são para ir ao casco e limpar o que há para limpar. Não são todas gratuitas, é verdade que não, mas há coisas que mais vale ter uma boa ferramenta paga que meia dúzia gratuitas e de pouca serventia.
1 – CleanMyMac X
Esta ferramenta é importante para detetar quando temos “lixo” que deve ser removido, quando existem ficheiros que estão fora dos seus devidos sítios e quando temos as “caches” com material que está só a atrasar os processos do sistema operativo.
A interface é fantástica, o nível de informação é muito bom e é, provavelmente, a melhor ferramenta que podemos ter num Mac para “limpar e dar gás”.
Basicamente, o CleanMyMac X facilita a manutenção de um Mac, mas de forma saudável. Vale muito pelas suas ferramentas integradas que facilitam a remoção de aplicações e ficheiros indesejados da máquina, traz também alguma proteção contra malware e muito mais.
Descarregue a versão trial, gratuita, para perceber o quanto vale esta aplicações e depois avalie se quer ou não investir num kit que vai, de certeza, dar velocidade ao seu Mac que está lento.
Homepage: CleanMyMac X
Preço: Gratuito para teste | Completa 39,95 euros
2 – DiskWarrior
Imagine que tudo desaparece no seu Mac e a sua vida fica descontrolada. Não sabe o que se passou com os seus ficheiros de trabalho, as suas fotografias, música e filmes. No limite foi tudo “à vida”.
Calma. Não entre em pânico! O DiskWarrior é daquelas ferramentas que podem ajudar (já salvaram muitas instalações) a recuperar os seus documentos, fotos, músicas e quaisquer outros ficheiros quando ocorrer um desastre e o utilizador perder o acesso aos documentos.
Este kit SOS olha para o disco do seu Mac com olhos de quem pode fazer algo.
Homepage: DiskWarrior
Preço: ~105€
3 – AppCleaner
Tal como é apanágio das apps para macOS, o aspeto do AppCleaner é simplista, a mecânica é intuitiva e torna-se muito simples trabalhar com esta ferramenta. A app tem um menu em cima e uma área central para onde pode arrastar a aplicação que quer remover por completo.
Ao arrastarmos uma aplicação para o AppCleaner, é-nos mostrada uma lista de todos os ficheiros no computador referentes a essa aplicação. Pode escolher quais quer apagar e depois só tem de carregar em “Delete”.
Podemos procurar aplicações, widget e plugins. Depois é simples, basta mesmo só selecionar e apagar. Mesmo em cantos mais “recônditos” do sistema operativo, a app vai lá buscar os restos e elimina.
Homepage: AppCleaner
Preço: Gratuito
4 – TechTool Pro 10
Esta é uma ferramenta fantástica, super completa e que, nas mãos de alguém que saiba como a usar (o que não é nada difícil) poderá salvar dados, atualizar drivers, resgatar material perdido e fazer um trabalho de manutenção como se fosse um especialista a fazer.
O TechTool Pro é um repleto kit de recursos que todos os utilizadores de Mac precisam para diagnósticos, reparações e manutenção abrangentes. Com esta ferramenta, garanta sempre que o seu Mac está otimizado e livre de problemas.
Para ter uma ideia, de apenas meia dúzia de recursos, saiba que o TechTool Pro 10 permite criar um disco de emergência com a opção eDrive, fazer backups de segurança e recuperar dados perdidos.
Além disso, permite fazer um teste de hardware completo, reconstruir volumes, possibilita criar um mapa de partição, teste de memória, clonagem, otimização, permite mesmo quantificar o desempenho do processador e muito… muito mais.
Sim, a ferramenta não é gratuita, custa cerca de 113 euros mas, em muitos casos de SOS, é uma grande ajuda e o seu Mac vai respirar saúde.
Homepage: TechTool Pro 10
Preço: ~113€
5 – Duplicate File Finder & Remover
Este software, que atualmente já não é gratuito, é-nos fornecido pela mesma empresa que desenvolveu o Disk Drill, que falámos há algum tempo (também uma excelente ferramenta).
A nova aplicação permite correr todo o nosso disco para detetar os ficheiros duplicados. Quando este material é removido, quer sejam ficheiros ou pastas, no disco ou na cloud, bem como numa drive externa, o processo é sempre feito com muita informação e de forma segura.
Provavelmente o que irá detetar mais em duplicado são fotografias do seu álbum de família e amigos, assim como vídeos. Na cloud e discos externos estará tudo em duplicado (e mais que uma vez, em grande parte dos casos).
Mas o que podemos fazer com o Duplicate File Finder & Remover:
- Descobrir ficheiros duplicados em todas as drives, verificar pasta a pasta e localizações múltiplas
- Selecionar lote de ficheiros duplicados;
- Definir o tipo de remoção dos duplicados;
- Pré-visualizar os ficheiros antes de os apagar;
- Criar links simbólicos para duplicados excluídos, mantendo aplicações dependentes desses ficheiros em execução;
- Manter listas de exclusão configuráveis;
- Procura manual de duplicados.
Em resumo…
Estas ferramentas têm um cunho profissional, são aplicações que se dedicam a trabalhar a fundo os problemas para os resolver. Não são “truques” que mascaram o problema, estas de facto resolvem as questões que muitas vezes levam o utilizador a desesperar, quer porque a máquina está lenta, quer porque nalgum momento pensa que perdeu tudo dos seus discos.