Manter o nosso Ambiente de Trabalho arrumado e livre de ficheiros desnecessários é uma tarefa complicada. Todos os dias temos a tentação de ali largar os últimos ficheiros que sacámos da Internet ou que temos de processar.
Existem algumas aplicações, mais ou menos automáticas, que conseguem mover os ficheiros dessa área para pastas específicas no sistema e assim vão mantendo a nossa área de trabalho arrumada, mas nesse processo arriscamos-nos a perder a localização de alguns ficheiros importantes ou que nos esqueçamos de realizar alguma tarefa.
Mas e se mudássemos o paradigma e conseguíssemos conviver com essa ordem pouco natural? Com o DesktopUtility conseguimos fazer isso num Mac.
O DesktopUtility é uma ferramenta que tem dentro de si um conjunto de pequenas ferramentas úteis, sendo a que mais se destaca é a que permite esconder da área de trabalho todos os ícones que nela se encontrarem.
Esta funcionalidade permite que tenham o vosso Ambiente de Trabalho livre de todos os ficheiros, e assim menos confuso e mais simples de usar.
Ficam apenas com acesso às aplicações que têm lançadas ou que venham a lançar. O vosso fundo de ecrã é mantido e assim podem, se for essa a vontade, fazer capturas de imagens ou trabalhar sem distracções ou confusões.
O acesso aos ficheiros que estão guardados no Ambiente de Trabalho continua a ser possível, mas apenas através do Finder.
Para usarem o DesktopUtility só têm de lhe aceder através da barra de menus e aí vão poder encontrar todas as ferramentas que ele proporciona.
À funcionalidade anterior podem ainda somar mais duas associadas à visibilidade e uma ao Trash. Ficam então com a possibilidade de mostrar ou esconder os ficheiros escondidos de sistema que estejam no Ambiente de Trabalho e a Biblioteca do Utilizador.
A parte associada ao Trash permite que eliminem o seu conteúdo de uma só vez e directamente da barra de menus do Mac OS X.
As definições do DesktopUtility permitem apenas que definam quais as tecla de atalho pretendem usar para chamar qualquer uma das quatro funções disponíveis. Existe ainda a possibilidade de definirem se o DesktopUtility é lançado ou não no arranque do Mac OS X.
No meu caso pessoal uso o DesktopUtility para conseguir fazer as imagens que apresento nos artigos que aqui vos apresento. No entanto, e não raras vezes, dei por mim a lançar o DesktopUtility para fugir ao meu Ambiente de Trabalho, quando ele está para lá de desarrumado.
Adeqúem a sua utilização para as tarefas que mais fazem e vão com certeza ficar com esta aplicação a correr nos vossos Macs. A “limpeza” que disponibiliza é sempre bem vinda, mesmo nos Ambientes de Trabalho mais arrumados.
Devem no entanto lembrarem-se de uma triste verdade. O DesktopUtility não vai limpar a confusão do vosso Ambiente de Trabalho, isso é tarefa vossa! Por isso usem-no para esconder a confusão, mas ela vai voltar.