Mas, seja lá o que for que pretende fazer neste sistema operativo, se não existir pronto nos menus… cria-se!
Obviamente que isso também não é propriamente um característica “simplex” por isso, hoje, trazemos uma aplicação que ajuda a reunir ou a limpar o ambiente de trabalho apenas com um clique, juntando em pastas os ficheiros de ontem e de hoje.
Podemos fazer isto de várias formas, com as pastas inteligentes, com o Automator e, para os preguiçosos, (onde tem dias que me incluo), com o Desktoday.
Esta aplicação é apenas um conjunto de rotinas que atribui dois espaço temporais a um comando. E isto para quê?
Eu, e provavelmente muitos de vós, descarrego para o ambiente de trabalho “toneladas” de ficheiros das mais variadas “raças”. Depois, se são úteis, aproveito o necessário, se não são ficam ali em espera para viajar até ao cesto do lixo. Mas, na verdade, fica ali muita coisa que poderia estar numa pasta para pesquisar quando precisarmos. Como detesto ver o ambiente de trabalho cheio de tralha por vezes nem olho o que faz falta… vai tudo de arrasto para o lixo.
Então para quem não quer ou não tem “arte” para se dedicar a criar estas funcionalidades manualmente, pode utilizar esta ferramenta, no Menu preferências escolher o caminho para onde quer que sejam movidos os ficheiros e facilmente o que pode fazer a partir da barra de menus.
Dentro do ícone que se posicionou na barra de menus do Mac OS X, tem dois pontos de agrupamento: o Today, que agrupa todos os itens do ambiente de trabalho com data de hoje e o Yesterday, que agrupa tudo com data de ontem.
São precisos apenas uns segundos para mover os ficheiros e estes serão colocados na pasta apontada no Menu Preferências por nós. Dentro dessa pasta estarão tantas pastas quantos os dias que utilizarmos esta função de “limpeza”.
Se é uma pessoa que deposita tudo no ambiente de trabalho do seu Mac, se não tem paciência para andar a catalogar e não quer perder uns minutos a aprender a mexer no Automator… então experimente esta aplicação gratuita disponível na App Store.