Pplware

Deskovery – Gestão divertida e eficiente das janelas do Mac

O Mac OS X tem um botão que não é “carne nem peixe”… o botão verde com o sinal + (chamado botão de zoom) poderia ter uma utilidade maior ou pelo menos assemelhar-se ao botão “Maximizar e Minimizar” existente no Windows. Tanto que isto é verdade que o Maximizar já está a aparecer no mundo Mac (como foi já introduzido em várias aplicações Apple).

Mas… podemos dar mais utilidade ainda, aliás ter um botão que apenas maximiza ou minimiza… é redutor. Que tal colocar mais funções neste botão?


Pois foi esta a intenção de quem desenvolveu o Deskovery. Na verdade esta aplicação tem outras funções, mas a que mais falta faz é esta. Com o Deskovery activado, o botão em causa… o tal verde com sinal+, ganha funções para colocar a janela activa redimensionada no topo esquerdo, no cento, no canto superior direito, a ocupar a metade esquerda do ecrã… ou a metade direita, ecrã total… as mesmas posições mas agora no fundo do ecrã, fixar a janela sempre por cima… com transparência ou apenas a ver-se a barra de título da aplicação.

Depois outra função que pouca algum tempo é a windows magnetic. É escusado estar a perder tempo a alinhar as janelas, para optimizar o espaço… agora basta colocar a janela  perto do espaço desejado e esta posiciona-se como se tivesse uma “força” magnética a puxar a janela para o local exacto.

Mas há mais. Esta aplicação, coloca do lado esquerdo uma lista de aplicações carregadas para que possa comutar sem ter de ir à doca. Esta lista está oculta e só aparece quando aproxima o cusor do rato junto da margem do ecrã do lado esquerdo. Confesso que é irritante e desliguei essa função.

Outra “brincadeira” que colocaram neste programa, é apenas um efeito chamado “janelas trémulas”… nada de muito útil.

No fundo esta aplicação vale pelas capacidades extra que são atribuídas ao botão zoom do Mac OS X. É um pequeno apontamento que poderá ajudar quem tem muitas janelas para gerir no ambiente de trabalho.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6 +
Download: Deskovery 0.78pre1 [0.8MB]
Homepage: Deskovery

Exit mobile version