O iPhone 16 é a nova arma da Apple para o mercado dos smartphones. Assim que foi lançado, depressa despertou o interesse de todos os que seguem a marca e mesmo outros que estão no ecossistema da Google. Não sendo uma compra barata, fica agora bem claro quantos dias precisa um português trabalhar para comprar o iPhone 16. Descubra o valor.
Quantos dias tem de trabalhar para comprar o iPhone 16?
Um novo estudo da plataforma Picodi revela que em Portugal, comprar um iPhone continua a ser uma despesa grande que pesa no utilizador padrão. Para conseguir adquirir o novo iPhone 16 Pro de 128 GB, um português necessita de trabalhar, em média, 22,1 dias.
Este estudo, denominado “iPhone Index 2024”, comparou o preço local do iPhone 16 Pro com o salário médio líquido de cada país, dividindo-o por 21 dias de trabalho mensais. Assim, este estudo coloca Portugal na posição 14 desta lista, bem longe de alguns dos seus países vizinhos.
A Turquia lidera este ranking, com uma média de 72,9 dias de trabalho necessários para comprar o iPhone, seguida pelas Filipinas, com 68,8 dias. O principal fator para o elevado número de dias de trabalho é o rendimento médio mais baixo nestes países.
Em contraste, a Suíça destaca-se como o país onde é mais rápido adquirir o iPhone 16 Pro, sendo apenas necessários 4 dias de trabalho. Seguem-se os Estados Unidos (5,1 dias), a Austrália e Singapura, ambos com 5,7 dias.
O estudo sublinha que, embora o preço do iPhone nos EUA seja anunciado como sendo de 1.000 dólares, este valor não inclui os impostos estaduais. Estes variam consoante a região, o que faz com que o preço final seja um pouco mais elevado na maioria dos estados.
Em relação a 2023, houve um aumento de 3 dias de trabalho necessários para adquirir um novo iPhone. No ano passado, eram necessários 25,1 dias de trabalho para conseguir comprar um iPhone 15 Pro no nosso país, segundo o mesmo estudo.