A chegada do iOS 9.3.4 veio, segundo a Apple, resolver um bug de segurança grave. Sem ter revelado qual era a falha, a Apple conseguiu terminar a possibilidade de fazer jailbreak à versão anterior.
Não se esperava que surgisse novamente a possibilidade de fazer jailbreak, mas a verdade é que ela está já descoberta, apesar de ainda não ter sido aproveitada de forma geral.
A equipa Pangu tinha apresentado recentemente uma ferramenta que trazia de volta o jailbreak a todos os utilizadores das mais recentes versões do iOS. Apesar de estar pública, não era ainda perfeita e a Pangu esteve a tentar melhorá-la durante vários dias.
Mas a Apple conseguiu descobrir o ponto de falha e por isso lançou passados poucos dias uma nova versão do iOS que fechou esta falha, terminando assim com a possibilidade de ser feito jailbreak.
A procura de novos pontos de falha não terminou e surgiu agora uma nova esperança. O hacker Luca Todesco mostrou na sua conta de Twitter uma foto do seu iPhone a correr o Cydia e a versão 9.3.4 do iOS. Luca Todesco tinha sido o primeiro a descobrir uma falha no iOS 9.3.3, quando este ainda estava em beta.
out here at defcon pic.twitter.com/en7aAzS4hR
— qwertyoruiop (@qwertyoruiopz) August 5, 2016
Não é certo que Luca Todesco disponibilize qualquer ferramenta ou que entregue a falha a terceiros para que possam ser criadas as habituais ferramentas de jailbreak.
A chegada do programa de caça de bugs da Apple vai tornar mais apelativo para estes hackers que o revelem à empresa de Cupertino e que não os explorem. Este programa inicia-se no próximo mês e será apenas acessível por convite.
As portas estão abertas, falta apenas que as ferramentas para explorar estas novas falhas sejam criadas e que o jailbreak chegue assim a todos os utilizadores da mais recente versão do iOS.