Fez ontem três anos que publicámos o artigo Fim dos Desktops (PCs) em 3 anos…. Foram três anos de total mudança no mundo tecnológico, especialmente no segmento móvel que cresceu em todos os sentidos e mudou a forma como actualmente comunicamos. John Herlihy, director europeu de vendas online da empresa Google, afirmou, nessa altura, numa conferência em Dublin, que os Desktops tinham os dias contados. Herlihy deu o exemplo dos utilizadores do Japão que já utilizavam, naquela altura, smatphones para fazer pesquisas na Internet.
Três anos depois, será que se confirma a visão/opinião de John Herlihy e de outras pessoais influentes no mundo tecnológico?
O mundo tecnológico é hoje dominado pelos dispositivos móveis, em especial pelos smartphones e tablets. Estes pequenos mas potentes equipamentos vieram facilitar o acesso aos mais diversos serviços online, mudaram a forma como comunicamos e, de certa forma, conseguiram substituir os PC’s na realização de várias tarefas.
E o PC, será que continua a ser um equipamento fundamental para os utilizadores? Será o fim da era dos PC’s ou é a hora de reinventar o PC tal como já fez a ASUS, com o Transformer AiO P1801?
Os dispositivos móveis oferecem muitas vantagens, comparativamente aos PC’s, sendo que a mobilidade e a vertente de comunicações são sem duvida os pontos fortes destes “novos” equipamentos. No entanto, os dispositivos móveis ainda não permitem a mesma produtividade que é garantida pelos PCs, talvez porque ainda falta “inventar” um melhor método de interação entre o utilizador e o dispositivos.
Além dos dispositivos móveis, apareceram também os mini-PCs que oferecem características muito interessantes, aliadas ao baixo consumo energético. Os serviços assentes na cloud também evoluiram sendo hoje um forte apoio a este segmento movel.
Hoje gostaríamos de saber a opinião dos nossos leitores sobre este tema.
Será que chegou ou fim a era dos Desktops?