Ontem foi dia de grandes novidades para os utilizadores Mac. A Apple mostrou ao mundo diversas novidades como o novo MacBook Air e o novo iLife. Não conseguiu acompanhar o evento de ontem? Hoje mostramos-lhe o que chegou depois da keynote.
iLife 11
O primeiro produto a ser apresentado foi a nova versão do iLife que, apesar de não trazer nenhuma nova aplicação, traz imensas melhorias nas aplicações já existentes (iPhoto, iMovie, Garage Band, iWeb e iDVD).
Em relação ao iPhoto, a aposta no fullscreen é forte trazendo ecrãs em ecrã inteiro muito agradáveis e fáceis de se utilizar. Outra feature interessante desta nova versão do iPhoto são os novos slideshows que trazem novos visuais para uma visualização mais agradável das suas fotos. Ainda interessante é a integração do iPhoto com o Facebook que permite fazer upload directo de fotos para o Facebook, a partir do iPhoto, colocar tags nas fotos e ainda visualizar os seus álbuns.
No iMovie, ferramenta de edição de vídeo no Mac, estão também imensas novidades que prometem fazer com que a edição de vídeo deixe de ser uma tarefa morosa e entediante. Com alguns cliques, qualquer pessoa pode editar os seus vídeos alterando o áudio, com novos controlos de áudio simples e eficazes, criar trailers com grande qualidade em poucos minutos, novos efeitos de vídeo e temas e reconhecimento facial para saber quantas pessoas e quem se encontra em cada vídeo.
Também o GarageBand está cheio de novidades. Duas delas são o FlexTime e o GrooveMatching. As suas músicas nunca estão dentro do ritmo? Nada tema, pois a nova versão do GarageBand traz consigo o GrooveMatching que ajusta o ritmo de todas as faixas de som para todas estejam ao mesmo ritmo.O FlexTime, tal como o nome indica, pemite-nos manipular o som de uma forma “elástica” e flexível, tornando a tarefa de manipulação de áudio bastante intuitiva e simples. Outras novidades interessantes são o “How did I Play?”, que permite gravar as nossas performances e o GarageBand manterá um histórico e dir-lhe-á quantas notas acertou ou errou, e existem ainda mais lições de piano e guitarra.
Facetime para Mac
Mac OS X Lion
Nesta keynote, Steve Jobs levantou um pouco o véu do que virá a ser a próxima geração do sistema operativo Apple: o Mac OS X Lion. Tal como Steve Jobs mencionou, o Lion será o regresso ao Mac, mas trazendo o iOS, assim como o multi-touch, que não será integrado directamente no ecrã, mas sim através dos trackpads.
Algo que salta logo à vista é a adopção do home screen do iOS para a organização das aplicações. A Apple dá-lhe o nome de LauchPad.
Outra novidade será o MissionControl. Imagine o Exposé, depois da universidade. Mais organizado, fácil de utilizar, simples.
Também novos modos de full screen nos esperam no Mac OS X Lion, que chegará aos nossos Mac’s no verão de 2011.
Novo MacBook Air
A estrela da keynote foi sem dúvida a apresentação do novo MacBook Air. Medindo apenas 0.68 polegadas (1.7 centímetros) na parte mais larga, possui duas portas USB, MiniDisplay Port, porta de áudio e MagSafe. Possui um processador Intel Core2Duo de 1.4 GHz e 1.6 GHz, placa gráfica nVidia GeForce 320M, 64 GB ou 128 GB de Flash Storage, WiFi 802.11n, Bluetooth e bateria até cinco horas de trabalho ou até trinta dias de stand-by (dependendo dos modelos de 11 e 13 polegadas). Os preços variam entre os $999 e os $1599.
Mac AppStore
Tal como nos dispositivos iOS, a AppStore chega agora ao Mac, nos mesmos formatos. Download de aplicações pagas e gratuitas com apenas um clique, actualizações das aplicações, … Esta é mais uma das características do iOS a chegar aos Mac’s. A AppStore para Mac irá abrir num prazo de 90 dias e estará disponível nos Mac’s com Mac OS X 10.6 Snow Leopard.