Pplware

Dê um novo Mac ao seu Mac.

Já chegou. Cerca de dois anos e alguns meses depois de ter sido anunciado pela primeira vez na WWDC 2005, depois de um adiamento para não perturbar a ascenção do iPhone, a Apple cumpriu o prometido: são mais de 300 novas funções para descobrir no novo felino da marca californiana, nas lojas a partir de hoje.

A partir das 18 horas de hoje, o Mac OS X Leopard vai estar nas lojas de todo o mundo, em duas versões, onde apenas varia o tipo de licença e o preço: 129€ para um único utilizador e 199€ para o pacote familiar. Todos os utilizadores que tenham adquirido um Mac, num agente autorizado da Apple, depois de 1 de Outubro deste ano, podem beneficiar do programa Up-to-Date e fazer o upgrade por apenas US $9.95.

Entretanto, as lojas já começaram a receber o produto e os funcionários destas já puseram a circular na internet imagens e vídeos da caixa do Leopard. Esta tem um bonito holograma que faz com que o X pareça flutuar.

Para nós, cá em Portugal, a LojaMac vai fazer o trabalho da Interlog, organizando nas suas instalações uma sessão de apresentação e demonstração do Leopard, que terá lugar das 18 às 20 horas. Esta versão é também especial para nós, tornando-se no primeiro sistema operativo Apple com o idioma Português de Portugal.

Infelizmente, (ainda) nenhum de nós, na equipa do Peopleware, teve o prazer de pôr as mãos no novo Mac OS. No entanto, tal não impede que levemos o leitor numa visita guiada pelas principais novidades deste sistema operativo. Vamos começar:

Desktop A conhecida Dock foi alvo de grandes melhorias nesta versão. Para além dos reflexos, transparências e aspecto 3D, traz também um novo método de organização: o Stacks. Com ele pode criar diversos menus na Dock que, quando clicados, mostram um certo número de ficheiros, definido pelo utilizador, numa pasta à escolha. Por defeito são criados 2 Stacks, um para documentos e outro para downloads.

Ah, e se não gostar do novo aspecto 3D da Dock, já circula na web um tutorial sobre como mudar para a velhinha 2D.

Finder Outra das aplicações mais características do Mac OS, o Finder, tornou-se com o Leopard o meio-irmão do iTunes. Pode agora navegar pelos seus ficheiros como faz com os álbums no iTunes ou mesmo nos mais recentes iPod’s, utilizando o sistema Cover Flow. A pesquisa e a partilha de ficheiros, tanto entre Mac’s como para PC’s, foram também alvo de diversas melhorias.

Quick Look O Quick Look nasceu para complementar o Finder. Imagine que está à procura de um ficheiro de que tem apenas uma vaga recordação. Abrir dezenas de ficheiros não será certamente a melhor opção. O Quick Look permite-lhe pré-visualizar quase todo o tipo de ficheiros no seu sistema, desde ficheiros do Word, Excel, Keynote, PDF’s, vídeos e imagens.

Time Machine Conhece o Restauro do Sistema no Windows? É quase isso. Ligue um disco rígido externo ao seu Mac e este perguntar-lhe-á se o quer utilizar como drive de backup. Só tem de concordar e a Máquina do Tempo trata do resto. São backup’s constantes de tudo o que circula no seu Mac, embora possa restringir esta acção.

Um dia, quando precisar de recuperar um ficheiro, encontre-o no navegador da Time Machine, verifique se é o tal com o Quick Look e, num só clique, mande-o de volta ao presente.

Mail Foram apenas simplificados alguns processos, para adicionar novas contas ou tarefas, por exemplo. Para além disto, destaque para a excelente integração com o iCal. Imaginemos que alguém lhe envia um email a convidá-lo para um jantar, “amanhã” ou “no próximo Sábado”, basta clicar sobre esta data e adicionar o lembre à sua agenda, simples!

iChat Pode agora gravar as conversações por voz e vídeo, desde que ambas as partes concordem, organizar as conversações por tabs, entrar com múltiplas contas (poligamia), aparecer offline, imagens de exibição animadas, reenvio de mensagens por SMS, etc.

O iChat traz também um novo codec para uma melhorar qualidade de som nas conversações por voz, um sistema de partilha de ecrã melhorado, novos efeitos para a sua webcam e muito mais.

Spaces Não há muito para dizer, até porque, já deve conhecer esta função… Se explora o seu Mac ao máximo e num abrir e fechar de olhos tem o desktop cheio de janelas, o Spaces permite-lhe multiplicá-lo para uma utilização bem mais organizada.

Safari Segundo as últimas informações, o Safari continua bastante parecido à versão do Tiger: em equipa que ganha não se mexe. O Safari continua a ser o navegador mais rápido do mundo, no carregamento de páginas, execução de JavaScript ou simplesmente no arranque.

Parental Controls Semelhante ao que encontramos no Windows Vista, o Parental Controls coloca nos pais a responsabilidade de escolher a que horas podem os seus filhos utilizar o computador, a que sites podem aceder, que aplicações podem executar e com quem podem conversar.

O Leopard mantém também um registo de todas as acções efectuadas enquanto não estiver ausente, registo esse a que pode aceder através de qualquer Mac na rede.

Boot Camp Está agora incluído no Mac OS, permitindo-lhe correr as versões 32-bit do Windows XP e Windows Vista no Mac. Sem complicações, o Boot Camp cria automaticamente as partições e o DVD do Leopard já traz os drivers necessários. No arranque, pressione a tecla Option e escolhe que sistema operativo quer utilizar.

E chegámos ao fim desta visita guiada. Não chegámos nem perto das 300 novas funções, mas já dá para ter uma ideia… Resta acrescentar que segundos alguns relatos o Leopard tem uma óptima performance mesmo em Mac’s mais antigos, embora com uma utilização do CPU um pouco mais alta quando inactivo. Já dizia Fernando Pessoa, as conclusões deixo-as para os leitores.

Exit mobile version