Pplware

Saiba como criar uma pen de arranque do macOS High Sierra

Acabado de sair, o macOS High Sierra mostrou-se um sistema estável e com a maturidade que se esperava. Foram vários meses de testes que agora culminaram nesta versão final que pode ser já instalada.

Se é simples fazer a atualização para esta nova versão, é importante que se preparem para uma eventualidade, criando para isso uma pen de arranque. Com um simples comando conseguem fazê-lo.


A vantagem óbvia de ter esta pen é conseguir resolver problemas no seu Mac caso eles surjam em situações onde não tem acesso à Internet ou este é de fraca qualidade.

Podem também usar a pen que criarem para fazer o upgrade para esta nova versão em qualquer Mac, sem que necessite de acesso à Internet. Bastará ligar a pen e executar a aplicação.

Requisitos para criar a pen com o macOS High Sierra

Os requisitos para criarem esta pen são muito reduzidos. Vejam a lista abaixo e garantam que têm convosco todos os elementos:

É essencial que procedam à descarga da imagem de instalação do macOS High Sierra antes de iniciarem este processo.

Preparar a pen para o macOS High Sierra

O primeiro passo é eliminarem o conteúdo da pen, para que o macOS High Sierra possa ser instalado na pen de arranque. Para isso lancem o Utilitário de Discos e, na sua interface, escolham a pen, que devem ter já ligada ao Mac.

Devem depois selecionar a opção Apagar e nas definições devem alterar o nome para Pplware e escolher o formato Mac OS Expandido (com journaling). Terminem o processo com Apagar.

Este é um processo rápido e que podem acompanhar diretamente. Quando estiver terminado, podem avançar para o passo seguinte.

Criar a pen de boot com o macOS High Sierra

No passo seguinte vai ser feita a cópia para a pen e esta será tornada de arranque. Tudo se limita a um simples comando. Para isso devem lançar o Terminal e executar o comando que apresentamos.

sudo /Applications/Install\ macOS\ High\ Sierra.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/Pplware --applicationpath /Applications/Install\ macOS\ High\ Sierra.app --nointeraction

Caso tenham alterado o nome da pen, não dando o nome Pplware, como indicado, devem adaptar o comando para esse novo nome.

Este processo demora alguns minutos, sendo apresentado ao utilizador os diversos passos que estão a ser executados. Atentem que logo no início será pedido que coloquem a palavra-passe de administrador.

No final a pen estará pronta a ser usada em qualquer uma das situações referidas. Podem arrancar diretamente dela, com o pressionar da tecla Option e escolhendo a pen como dispositivos de arranque. Podem também usá-la para atualizar qualquer Mac que suporte a instalação do macOS High Sierra.

Exit mobile version