Há dias um dos nossos visitantes, no Facebook, dizia-me: “temos de trocar umas ideias, pois não concordo nada com o que dizes, não considero o Mac Os X o mais avançado sistema operativo da actualidade”. Confesso que me apanhou de surpresa, estava a navegar por outras paisagens, mas consegui fazer a pergunta certa: “há quanto tempo usas Mac OS X?”, ele respondeu: “há 3 dias”. “E, já agora, há quantos anos és um utilizador Windows?” – questionei-o eu, “20 anos”… está dada a resposta.
As pessoas procuram em 3 dias o que andaram 20 anos para conseguir.
Dá-lhe tempo… usa e abusa, explora e verás que o Mac SO X Lion tem tudo o que procuras e se não tiver, vais ver que existe uma aplicação para essa necessidade… e as ferramentas que traz batem as do Windows aos pontos, na sua maioria claro. Dei-lhe duas ou três dicas para fazer no Mac OS X o que fazia no Windows e mais à frente já estava a dizer que afinal ia manter-se pelo Mac OS X mais algum tempo….
Na verdade, quanto mais conhecemos o Mac OS X… mais queremos conhecer, ao ponto de descobrirmos que não precisamos de aplicações de terceiros para as mais usuais tarefas. Hoje deixamos uma dica “Converter Video para Audio Directamente no MAC OS X Lion”, enviado por um nosso leitor, Sandro Costa.
Para quem utiliza o MAC OS X Lion converter/extrair um ficheiro vídeo para um ficheiro audio é extremamente simples. Esta dica funciona em pelo menos ficheiros com extensões .mp4; .mpg; .mov; .m4v e o resultado do ficheiro audio é um ficheiro .m4a a 256kbps.
A partir do ficheiro vídeo que queremos converter, botão direito sobre ele, em seguida teremos a opção “Codificar ficheiros de vídeo seleccionados“.
Já na janela “Codificar conteúdos” na opção “Setting” teremos varias possibilidades, mas a que nos interessa para este caso é o Audio, então seleccionamos “Audio Only“.
Definimos o local onde pretendemos guardar o ficheiro e clicamos em “Continuar“.
O processo de conversão é bastante rápido e teremos o nosso ficheiro .m4a na pasta seleccionada e com o mesmo nome do ficheiro video. Abrimos o ficheiro com o iTunes e podemos sincronizar com o iPhone ou iPad.
Fica a sugestão para que possam manipular estes conteúdos sem recorrer a aplicações de terceiros. Partilhe se tiver alguma outra dica que entenda ser importante.