As Keynotes da Apple são sempre apresentações cuidadas e onde há sempre lugar para as novidades mais recentes da marca. Esta última não foi excepção e a Apple voltou a mostrar o que de melhor sabe fazer.
Foram várias as novidades que surgiram, em várias áreas, voltando a preparar o mercado para mais uma revolução. Vamos conhecer as principais e mais importantes novidades que a Apple apresentou nesta Keynote.
Ao contrário do que é habitual na Apple, para esta Keynote já a maioria das novidades estava quase conhecida ou pelo menos sabia-se o que estaria para ser apresentado.
A verdade é que tudo se confirmou e as novidades foram surgindo uma a uma, confirmando o que há vários meses se vinha a falar.
O novo iPhone SE
A novidade mais esperada do evento de hoje era o surgir da nova proposta da Apple no campo dos smartphones. Depois de meses de rumores e especulações, chegou finalmente o iPhone de 4 polegadas.
Este novo iPhone é muito similar ao anterior iPhone 5S, mas concentra em si toda a tecnologia que a Apple tem nos seus modelos mais recentes, tornado-se assim uma proposta muito interessante para todos os que acham os novos smartphones grandes demais. O seu preço mais reduzido é também um grande atractivo.
O novo iPhone SE tem um SoC A9 a 64 bits e o Co-processador M9. Destaca-se ainda por integrar uma câmara de 12 MP, Wifi 802.11ac e Bluetooth 4.2.
Tal como os mais recentes, traz Touch ID, o que lhe permite estar apto a fazer pagamentos na rede Apple Pay.
O novo iPhone SE ficará disponível já a 24 de Março apenas em alguns países pelo preço de 399 dólares mas chegará aos restantes mercados em Maio.
Em conjunto com o novo iPhone SE a Apple anunciou também a chegada do iOS 9.3, que está já disponível para todos. As novidades desta versão, como já tínhamos dado a conhecer, centram-se no novo Night Shift e nas aplicações Notas, News e Saúde e no Apple Music. No caso das Notas há um aumento da protecção, com as possibilidade de utilização de passwords na aplicação de Notas.
A Apple reinventou o iPad
Também, como vinha a ser avançado há já algum tempo, a Apple preparava-se para mudar radicalmente o seu iPad. Depois de termos visto surgir o iPad Pro, o caminho a ser seguido era claro e a Apple mostrou isso mesmo com a chegada de um novo modelo, de dimensões mais reduzidas.
Ao criarem este novo iPad Pro de 9.7 polegadas, a Apple quer trazer todo poder do iPad Pro para os 200 milhões de utilizadores do iPad que usam um iPad de 9,7 polegadas.
Para isso dotou-o das mesmas características do modelo maior e criou assim uma oferta intermédia, que consegue aliar todas as especificações de topo a um modelo mais portátil e mais ajustado à mobilidade.
Este novo iPad Pro vem com um SoC A9x 64 bits e integra também o co-processador M9. Destaque ainda para a câmara de 12 MP, que permitirá vídeo a 4k, 4 colunas de áudio e obviamente o suporte para o novo iOS 9.3.
A versão de 9,7″ do iPAd Pro de 32 GB custará 599 dólares enquanto a versão de 128GB terá um preço de 749 dólares. Já a versão de 256GB custará 899 dólares. De acordo com a Apple, o novo iPad Pro estará em pré-venda a partir já esta semana, a 24 de Março e chegará às loja na semana seguinte, a partir de 31 de Março.
Liam – O Robô da reciclagem do iPhone
Uma das preocupações que a Apple tem tido ao longo dos anos é a conservação da natureza e a preservação do meio ambiente.
Depois de ter estabelecido uma meta de usar 100% de energias limpas e renováveis nas suas lojas e escritórios, meta que está perto de cumprir, com os 93% que tem já, a Apple volta a mostrar uma consciência social ao mostrar o Liam. Este seu robô dedicado à reciclagem do iPhone.
O Liam faz automaticamente um scan aos iPhones antigos, analisa cada componente e ao desmontar o iPhone procede à separação de cada peça. Essa separação permite que sejam reutilizados os materiais no fabrico de outras partes de outros equipamentos.
Segundo a Apple, partes velhas dos iPhones são usadas no fabricos de painéis solares e outro hardware. Este processo torna o circuito de desmantelamento uma forma de reciclagem muito interessante.
A Apple não especificou quantos robôs Liam tem em actividade, mas referiu que foi o próprio departamento de engenharia da empresa que o desenvolveu.
A nova roupagem do Apple Watch
O Apple Watch foi também uma das presenças desta Keynote. A Apple voltou a apresentar novas braceletes, com cores mais vivas e mais apelativas, preparando o Apple Watch para o Verão.
O Apple Watch viu também o seu preço ser ajustado para um valor mais baixo, custando agora 299 dólares.
A Apple TV está mais interactiva
A Apple TV teve direito a algumas novidades neste evento da Apple, com o lançamento da versão final do tvOS 9.2. Ainda durante o dia de hoje esta nova versão pode ser instalada.
A maior novidade nesta actualização é a incorporação da Siri que, através do dictation mode, permite pesquisar na App Store ou introduzir passwords através da voz, eliminando o uso do teclado.
A tvOS 9.2 inclui ainda o acesso à biblioteca de fotos do iCloud, permitindo o acesso às fotografias tiradas e carregadas para a iCloud pelo iPhone, iPad ou Mac directamente na Apple TV.
Além destas novidades, é introduzido o suporte para teclados Bluetooth, a possibilidade de organizar aplicações dentro de pastas e a adição de uma aplicação de podcasts.
A versão 9.2 da tvOS tem estado em beta desde há alguns meses e estará a partir de hoje disponível para todos.
Estas foram as grandes novidades que a Apple apresentou na sua Keynote. Depois de meses de especulação confirmou-se tudo o que vinha a ser falado. O novo iPhone SE foi conhecido, bem como o novo iPad Pro, de dimensões mais pequenas.
Estes produtos vão agora ser trazidos para o mercado e os fieis consumidores vão poder ter acesso a eles.