Pplware

Configurar o Time Machine com o Airport Extreme

Neste post, vamos explicar como é possível realizar backups via wireless utilizando o Time Machine do Leopard, através do Airport Extreme.


– Preparação do Disco

Vamos assumir de que se trata de disco externo completamente novo e sem ficheiros. Para preparar o disco, deverá ligá-lo directamente ao Mac por USB e de seguida, abrir o Disk Utility. Depois selecciona o novo disco da lista de discos que é apresentada do lado esquerdo e a seguir deverá criar as partições que deseja. A partição destinada ao Time Machine, deve ser, depois, formatada no sistema de ficheiros “Mac OS Extended (Journaled)”.

Depois de concluído o processo anterior, deverá fazer o unmount do disco e ligá-lo à porta USB do Airport Extreme.


– Configurar o AirPort Extreme

Abra o Airport Utility, clique em Manual Setup e escolha Disks. Depois deverá assegurar no separador File Sharing, que a partilha de ficheiros (Ethernet e Wireless) está activa. Por uma questão de segurança, o acesso ao disco, deve ser protegido com password e o Airport Extreme permite fazê-lo com vários níveis de segurança.

Depois de confirmar todas as configurações, deverá fazer o update e aguardar pelo restart do Airport Extreme.


Na janela do Finder, no separador Shared, passa a surgir a opção para consultar os AirDisks que estão disponíveis através do Airport. Para que os discos apareçam mais tarde na lista de discos disponíveis para o Time Machine, será necessário entrar na respectiva partição, clicando em Connect As (introduzindo a respectiva password) e automaticamente os AirDisks ficam disponíveis.

– Começar os Backups

Para fazer o primeiro backup, que terá uma dimensão considerável, recomendamos que faça a ligação ao Airport Extreme através do Ethernet. Desta forma, o backup deverá demorar menos tempo.

Depois deverá abrir as preferências do Time Machine, clicar em Change Disk e escolher a partição destinada a receber os backups do Time Machine. Para que o disco surja nesta opção, recordamos que deverá entrar através do Finder nos AirDisks. Se não o fizer, as partições não vão aparecer no Time Machine.


Depois de confirmado o disco, o Time Machine vai preparar o primeiro backup. Ao contrário do que acontece com os discos ligados por USB, nos AirDisks, o Time Machine cria um Sparse Bundle Disk Image na partição anteriormente escolhida e será nessa imagem que ficarão guardados os backups do Time Machine.

Portanto, sempre que o Time Machine inicia um processo de backup, automaticamente faz o mount do Sparse Bundle Disk Image e arranca normalmente com o backup.

É por esta razão que um disco que já funcionava com o Time Machine, não irá funcionar directamente, quando é ligado ao Airport Extreme. O Sparse Bundle é fundamental.

Como podem ver, se já tiverem um disco externo de grande dimensão e um Airport Extreme, esta pode ser uma excelente solução para realizar backups via wireless, sem recorrer obrigatoriamente ao Time Capsule.  [Por Phil via PRO+]

Exit mobile version