Pplware

Como trocar a tecla Controlo e Comando no Mac OS X

Se trocou recentemente o Windows pelo OS X, provavelmente as combinações no teclado ainda não estarão bem engrenadas no seu cérebro e a tecla Controlo ainda é um problema no novo teclado do seu Mac.

Como já referimos em vários outros guias, um dos argumentos fortes do OS X é a facilidade de se poder fazer quase tudo, até trocar a funcionalidade de uma simples tecla com as opções nativas do sistema operativo. Assim, hoje vamos ensinar como podem facilmente trocar no teclado a tecla Controlo e Comando.

No Windows já todos usámos atalhos de teclado que recorrem, maioritariamente, à tecla CTRL. Quantas vezes não usaram a combinação “Ctrl + A” para seleccionar tudo, “Ctrl + C” para copiar, “Ctrl + V” para colar, o “Ctrl + Z” para anular ou mesmo o “Ctrl + X” para apagar?


Leia também: TOP 10 Atalhos para Mac OS X

Quando chega ao Mac OS X, a configuração das teclas é totalmente oposta. Mesmo que tenha lá a tecla Controlo, na verdade é a tecla Comando que se torna a mais usada. Então passa a ter “Cmd + A” para seleccionar tudo, “Cmd + C” para copiar, “Cmd + V” para colar, o “Cmd + Z” para anular e… obviamente, o “Cmd + X” para apagar.

Se não está habituado a esta configuração do teclado do Mac OS X, então saiba que o sistema operativo da Apple traz uma opção que permite modificar a acção das teclas.

Desta forma podemos trocar as acções da tecla Controlo e da tecla Comando e levar as mesmas a ter acções iguais ao que o Windows permite.

Para isso faça o seguinte:

1. No Mac OS X abra Preferências do Sistema no menu Apple que se encontra em cima, na barra de menus.

2. Clique na opção Teclado.

3. Clique em Teclas modificadoras, botão no canto inferior direito.

4. No campo Tecla Controlo (⌃), alterar para Comando e o campo Comando ⌘, alterar para Control. e, em seguida, clicar no botão OK.

Agora terá um layout de teclas idêntico ao que tinha no Windows. Contudo, se mudou de vez para o OS X, deveria considerar usar as teclas conforme estão de origem no sistema operativo. Isto porque depois o sistema tem várias acções com as teclas de origem e com as outras combinações… e vai dar em doido.

Como bastam alguns momentos para voltar a assimilar as novas combinações de teclas, mesmo que de vez em quando se engane, voltará rápido a ter as novas teclas na mente, não seria má ideia fazer esse esforço.

Claro que esta dica vai mais longe, mostra-lhe que pode usar esta área de modificação de acções das teclas para adaptar o teclado para algo específico caso necessite. Fica esta nossa sugestão.

Exit mobile version