Pplware

Como partilhar uma pasta do OS X com o Windows

Num ambiente onde convivem vários sistemas operativos, é salutar e essencial que ambos se “vejam” e, neste caso, que tenham locais partilhados para troca de documentos entre as máquinas. Assim se passou no meu caso, preciso de pastas partilhadas tanto em Windows como em Mac. O processo de criação de pastas partilhadas em Mac é simples e vamos descrever passo-a-passo.


Começamos por chegar às Preferências do Sistema. Podem ter acesso clicando, em cima na barra de tarefas, no símbolo da maçã.

Com a janela das Preferências de Sistema aberta, vá à área Internet e sem fios. Clique no ícone Partilha.


Dentro desta pasta encontrará os vários espaço que poderá partilhar e os dispositivos. Vamos seleccionar Partilha de ficheiros, que foi isso que nos trouxe cá.


Vamos clicar agora do lado direito, na secção Pastas partilhadas, no sinal + e escolher qual a pasta que queremos partilhar. Logo de seguida, nos utilizadores, vamos também aí escolher com quem queremos partilhar.


Aparecerá nos Locais, no menu do Finder, a pasta partilhada. Vamos escolher o método de partilha. Para que o Windows possa “ver” esta pasta e ter a mesma como acessível, teremos de escolher Partilhar ficheiros e pastas através de SMB (Windows).


Do lado do Windows já poderá ver a pasta disponível nos locais de rede.

Pode parecer um processo básico mas faz falta indicar estes passos para inserir uma Mac numa rede Windows. Além disso, e deixo também a sugestão, experimentem partilhar os dispositivos, será aqui também que criará partilhas da impressora, do ecrã e de outros meios ao seu dispor existentes num Mac.

Exit mobile version