Pplware

Como instalar a beta do iOS 6 sem conta de programador

Muitos de vós estarão ansiosos por instalar o novo iOS 6. Pois não será para menos, tal é a qualidade desta versão beta disponibilizada pela Apple aos programadores. Logo depois de estar disponível, fiz a instalação e constatei que será, provavelmente, a versão beta mais estável alguma vez lançada. Além disso, as novas funcionalidadee e compatibilidades, que foram apresentadas na keynote, só por si são um motivo forte para vermos este novo iOS a correr no iPod Touch, iPhone ou iPad.

Mas, e como podemos instalar esta versão mesmo sem termos uma conta de programador e os nossos dispositivos referenciados nessa conta?

O processo é surpreendentemente simples e, caso se arrependam, também é reversível. Tudo o que necessitam é da última versão do iTunes (a versão 10.6.3, disponível na página da Apple) e o ficheiro .ipsw da versão beta do iOS 6 para o modelo exacto do dispositivo em que será instalado. Isso não é difícil de encontrar na Web. Sítios como o iModZone tornam este processo mais simples, oferecendo os links de download.

Pois bem, agora vamos lá executar o processo:

  1. Ligue o dispositivo ao seu computador e arranque o iTunes. É uma excelente ideia fazer uma cópia de segurança, pode fazê-la usando o iCloud ou pode fazer usando o iTunes, mas atenção, faça a cópia já na nova versão do iTunes.
  2. Seleccione o dispositivo, no lado esquerdo do iTunes e clique no botão Procurar actualizações com a tecla alt premida. Desta forma, o iTunes irá procurar o ficheiro na máquina e não na Web.
  3. Localize o ficheiro .ipsw do iOS 6 que descarregou e seleccione-o para instalar.
  4. Quando o processo de instalação estiver terminado terá o iOS 6 a funcionar e não terá de voltar a configurar o dispositivo, pois encontrará tudo tal como estava, em termos de informação e conteúdos.

Se o processo falhar e o dispositivo for recusado para instalação da versão beta, ou simplesmente porque depois de instalada a versão não agradou (isto porque ainda existem alguns bugs) pode restaurar para a versão estável do iOS e colocar de novo a versão iOS 5.1.1 sem perder absolutamente nada.

Para isso siga estes passos:

  1. Desligue o dispositivo de forma completa. Não é só “adormecer”, tem de o desligar efectivamente.
  2. Mantenha premido o botão ligar, no topo do dispositivo, e ligue o cabo entre o computador e o dispositivo.
  3. O iPhone/iPod/iPad ligará. Continue a premir o botão ligar até que apareça uma imagem que indica que tem de ligar o dispositivo ao iTunes.
  4. Pronto, já se encontra em modo de recuperação e basta agora seguir as instruções restantes no iTunes.

Depois deste tempo a utilizar o iOS 6, deixo-vos a minha opinião: a versão está ainda em fase beta, como sabem, tem alguns bugs e não está tão estável como a versão oficial em utilização geral, no entanto as novas funcionalidades ajudam em vários aspectos. O mail está muito mais rápido, a App Store está mais atraente, os Mapas estão fabulosos, embora tenham ainda que ser muito melhorados, o Siri no iPad e mesmo as novas funções deste para o iPhone 4 S mais as funções ligadas à recepção de chamadas… tudo junto pesa muito na decisão.

Mas se não está assim tão ansioso, então espere até que saia uma versão mais estável pois poderá não gostar de alguns bugs que podem irritar. Afinal, a fluidez e a estabilidade são os grandes trunfos deste sistema operativo, portanto, espere um pouco para ter essa experiência no novo iOS 6. [via]

O Pplware não se responsabiliza por
quaisquer danos causados por instruções, inerentes ao artigo ou aos
comentários, que possam resultar em danos no equipamento.

Exit mobile version