É certo e sabido que podemos ter num OS X qualquer sistema operativo. Bom, podemos ter tudo em todos, basta virtualizar a plataforma. Pois é isso mesmo que hoje vamos propor, virtualizar o Android no Mac OS X para podermos usar determinadas aplicações, desenhadas apenas para o sistema operativo da Google, dentro do nosso Mac.
Como sabemos, o Android é um popular sistema operativo que tem a vantagem de possuir uma enorme biblioteca de apps, algumas delas muito úteis ao nível do desktop. Vamos aproveitar aquela “funcionalidade” que tanto é gabada pelos seus utilizadores, o facto de ser open-source, o que lhe permite correr quase em todos os dispositivos e vamos colocar também a funcionar no nosso Mac.
Para podermos ter uma instalação totalmente funcional do Android no nosso Mac, será necessário uma máquina virtual do Android.
Embora existam “toneladas” de software de virtualização disponíveis para Mac, iremos criar a nossa máquina virtual Android recorrendo ao Virtualbox, uma ferramenta gratuita, open-source e que já é nossa conhecida há muitos anos. Um software fantástico desenvolvido pela Oracle.
Instalar o Android num Mac
Em primeiro lugar é necessário descarregar, gratuitamente, o Virtualbox para OS X e em seguida, como se pode ver na imagem acima, clicar no ficheiro Virtualbox.pkg. Siga as instruções que irão aparecer no ecrã para instalar a app no Mac.
Vamos depois descarregar o Android para x86, que é uma versão modificada do Android desenvolvida para correr em computadores com CPU Intel. Pode navegar pelo site do Android para x86 até descobrir uma versão do Android que queira instalar, da lista de ISOs existente.
Para esta demonstração iremos escolher o Android 4.4 para x86 RC2, porque, à data deste guia, é a mais recente que lá podemos encontrar, mas se forem saindo mais recentes, instale-as, claro.
Preparar a Máquina Virtual Android
Depois de instalada, a Virtualbox encontra-se na pasta Aplicações. Vamos então abrir a aplicação para dar início à preparação de uma nova máquina virtual.
Quando iniciamos a acção de criar uma máquina virtual nova, é-nos solicitado que seja dado um nome a essa máquina virtual, que seja seleccionado o tipo de sistema operativo para essa máquina virtual e a versão do software.
Para o nome podemos escolher Android 4.4, o sistema operativo será Linux e, na versão escolhe-se a opção Other Linux 32 bits.
Feito isto vamos clicar no botão Continue para avançar com o processo de instalação.
Este passo seguinte tem por missão escolher a quantidade de memória RAM disponível para o sistema operativo que irá ser instalado. Ora, o smartphone normalmente disponibiliza 1GB de RAM, assim devemos alocar essa quantidade de memória para que a máquina virtual corra o Android sem qualquer problema, como se este estivesse no seu “estado natural”. Desloque o selector (ou escreva manualmente) até à posição de 1024 MB.
Feito isto clicamos no botão Continue para passarmos ao final desta tarefa.
Como pode ver na imagem em cima, chegamos ao ponto onde é preciso criar a máquina virtual. Escolhemos assim a opção do meio, Create a virtual hard drive now.
No próximo quadro, tal como indica a imagem acima, deve escolher-se o tipo de ficheiro que vamos usar para a nossa máquina virtual. Sem mais demoras, escolha ou deixe a opção que aparece a VDI para o tipo de Hard drive file type. Clique no botão Continue.
Na janela seguinte escolha a opção Fixed Sized para o Storage on a physical hard drive. A seguir clique no botão Continue para prosseguir a instalação na nossa máquina virtual Android.
O disco rígido virtual será usado para instalar o sistema operativo e tudo o que nele irá ser instalado: apps e serviços. Então o tamanho que será necessário deverá andar entre os 8 e os 10GB, até porque depois não queremos que o nosso Android esteja a dar sempre aquela mensagem irritante de “falta de espaço”, sim grande parte dos utilizadores de dispositivos “low cost” sabem do que eu estou a falar.
Se tiver muito espaço no seu disco rígido pode até colocar mais espaço para o seu Android. Agora, no canto inferior direito, clique no botão Create.
Vai demorar uns segundos a criar toda esta logística no seu Mac. O espaço no disco físico será alocado, haverá uma série de procedimentos que o seu Mac irá adaptar para dar espaço a esta máquina virtual, tanto a nível físico como “lógico”. Não estranhe.
Instalar o Android na Máquina Virtual
Agora que o espaço está preparado, falta carregar o sistema operativo. Para tal, vamos clicar na seta verde que está em cima como nome Start.
Na janela acima, inicialmente aparecerá o pedido para escolhermos o local onde está o nosso sistema operativo, onde está o ISO para carregarmos na máquina virtual. Ao lado da opção, que tem como predefinição a drive óptica, está uma pasta amarela, é lá que temos de clicar para pesquisar no Mac onde está o que descarregamos. Seleccione o ISO do Android e clique no botão Open.
Nota: Quando clica pela primeira vez dentro da janela da máquina virtual, será notificado que o ponteiro do rato irá ser usado para controlar a máquina virtual, ficará “preso” dentro da máquina virtual. Para poder usar o rato no seu Mac terá de clicar na tecla esquerda Command para o libertar e voltar para o Mac.
Nesta janela será necessário escolher o tipo de instalação do Android. Escolha a opção Install Android-x80 to harddisk. Use as setas das teclas para chegar a esta opção. Depois clique no Enter.
Nesta próxima janela escolhemos a opção Create/Modify partitions e clicamos no botão OK.
Agora neste passo começamos por seleccionar a opção New.
Agora clique duas vezes na tecla Enter para tornar todo o espaço como partição primária que seja usado todo o espaço.
Na janela em cima, com as setas do teclado, escolha a opção Write. A instalação irá falhar, mas isso é bom!
Use as setas para seleccionar a opção Quit da lista de opções, irá ser redireccionado para a janela da escolha de partições.
Nesta tabela, como pode ver acima, escolha a opção sda1 Linux Swap drive e clique na tecla Enter no seu teclado que o irá levar para uma lista de tipos de formatos.
Use a seta para baixo e escolha o formato ext3. Depois clique na tecla Enter, novamente.
O instalador irá informar-lhe, no primeiro quadro, que irá formatar a partição com o sistema de ficheiros no formato ext3 e que irá perder o conteúdo. Diga Yes neste passo.
De seguida será informado pelo instalador que será instalado o boot loader GRUB e, depois, se quer que instale o directório /system como read-write. Responda Yes a ambas as questões.
Depois de criadas as funcionalidades que demos autorização, iremos para a última janela que irá fazer o final da instalação do Android. Aqui podemos escolher a opção Reboot.
Uma vez iniciada a instalação do Android, poderemos já ver no canto superior esquerdo da janela da máquina virtual o botão vermelho com o X, clique aí e no menu drop-down, seleccione o botão Power-off.
Agora abra a janela do Virtualbox e clique na máquina virtual do Android a partir da barra de menu do lado esquerdo do ecrã, como pode ver na imagem abaixo.
No centro da janela da máquina virtual clique no cabeçalho Storage (armazenamento), como pode ver que existe na imagem acima.
Agora verá as opções no Controller: IDE onde está o ISO do Android. Seleccione-o e, do lado direito, nos attributes, clique em cima do ícone do CD e seleccione a opção Remove disk from virtual drive. Feche essa janela e fique de novo na máquina virtual.
Usar o Android no Mac
Finalmente já podemos usar o Android no nosso Mac. Para isso vamos de novo à seta verde, ao Start. Em seguida, deve ser configurado tal como se estivéssemos a iniciar um smartphone novo e estivéssemos a arrancar pela primeira vez o nosso Android.
Nota: Ignore o processo de configuração do Wi-Fi. A máquina virtual do Android irá usar as configurações de rede existentes do Mac para ter acesso à Internet.
Podemos usar as teclas das setas para saltar de opção em opção. Podemos ainda usar, quando clicarmos dentro da janela da máquina virtual, o rato e o teclado. Para sairmos da máquina virtual e voltar a ter estes controlos no OS X basta clicar na tecla esquerda do Command.
Ao controlar a máquina virtual do Android, podemos usar trackpad e o rato para controlar o Android, tal como se estivéssemos a usar o ecrã do smartphone. Por exemplo, se necessitarmos de deslizar um menu basta clicar e rolar. Um botão é seleccionar e clicar.
Para ter acesso às apps pré-instaladas do Android na máquina virtual, clique no botão App Drawer que está localizado na parte inferior do menu para ver todas as apps que estão nesta versão do Android.
Depois pode instalar outras, com a sua conta Google, contudo como estamos a falar num sistema Inter, muitas não serão compatíveis, mas poderá usufruir de um vasto leque de boas apps. Divirta-se com o seu novo Android dentro do seu Mac. Já agora, para quem tem Windows, pode seguir aqui o nosso tutorial.