Pplware

Como aumentar a autonomia do iPhone, iPad e iPod Touch

A energia proveniente da bateria é fundamental em qualquer dispositivo, quando não temos por perto o carregador. Quando avaliamos um equipamento, a autonomia é um factor muito importante e que é levado em consideração por muitos utilizadores. Nesse sentido, todos os pormenores/truques para uma boa gestão da autonomia da bateria são importantes.

Como qualquer outro equipamento, os dispositivos Apple necessitam também de serem alimentados depois de algumas horas de utilização. Há no entanto momentos, em que necessitamos de ter uma boa carga na bateria para realizar algumas tarefas como por exemplo: ligar à rede, usar o GPS, tirar algumas fotografias e criar alguns vídeos, etc. Assim, há que colocar em prática todos os truques/ajustes que reduzam ao máximo a utilização da bateria, para que nesses momentos a mesma tenha alguma capacidade.

Já em tempos deixamos algumas sugestões para aumentar a autonomia do iPhone, hoje vamos deixar alguns truques para fazer o mesmo no iPad, iPhone 4 e iPod Touch mas no novo iOS 4.2.

Quero deixar esta sugestão também para os utilizadores de outros smartphones ou tablets, mesmo com Android ou Megoo… todos têm comportamentos idênticos, no que toca ao consumo energético.  Vamos então optimizar!


Mantenha o dispositivo longe do Sol

Uma das maiores preocupações que devemos ter quando utilizamos estes dispositivos é nunca os deixar expostos à luz solar directa. O sobre-aquecimento é o maior inimigo das baterias. Mas não só… qualquer tipo de aquecimento que envolva estes dispositivos fará diminuir a vida das baterias de forma acelerada. Mantenha estes dispositivos sempre num local fresco.

Reduza o Brilho do Ecrã

Manter o brilho do ecrã sempre no máximo, fará com que a energia da bateria seja consumida rapidamente. Não há necessidade de tanta luz, mesmo porque os ecrã actualmente são já desenvolvidos com tecnologias que aproveitam a luz exterior para projectar a imagem aos nossos olhos.

Vamos baixar a intensidade para os 30%:  Definições -> Brilho e Papel de parede ->aqui colocamos o cursor menos de meio um pouco e activamos a função Auto-brilho. Seja como for, vejam também se vos incomoda a intensidade da luz ou a falta dela, ajustem para o melhor conforto dos olhos.


Certifique-se que o Ecrã desliga rapidamente

Mesmo ajustando o brilho do ecrã, este deveria desligar de imediato, quando deixamos de usar o dispositivo. Para isso podemos ajustar a função desligar ecrã que se encontra em: Definições -> Geral -> Auto-bloqueio. O mais rápido em automático são os 2 minutos… ok não é rápido, então podemos recorrer à forma manual para o desligar. É o método que utilizo, quando não o estou a usar desligo em cima no botão desligar.

No iPhone é exactamente o mesmo, antes de o meter no bolso, desligo-o. Assim teremos mais energia. Cerca de 10% da energia gasta é apenas no ligar, ver as horas e guardar no bolso… podemos optimizar se o desligarmos antes de o guardar.


Use o Modo de voo se não necessitar de Internet (iPad/iPhone)

Muitas vezes não damos conta mas estamos a usar o iPad, iPhone ou o iPod para jogar e ouvir música. Desligue a Internet e desligue os dados. Claro que se for no iPhone, usar o Modo de voo também não receberá chamadas, tendo em conta que este modo desliga todas as antenas, mas se apenas quer jogar ou ouvir música… ou mesmo agora ver um filme via AirPlay… não vai estar à espera que uma chamada interrompa este momento lúdico… poupe!


Uma outra razão forte para usar este modo é quando se encontra num local que sabe, de antemão, que não tem captura de Internet. Só o facto da antena do dispositivo estar permanentemente a tentar capturar sinal, a bateria é rapidamente consumida… em vão claro.

A razão principal desta função é desligar as comunicações quando vai dentro de um avião… desligue não vá o seu iPhone ou iPad tomar o controlo da aeronave e ainda ter de pilotar o avião até porto seguro… ou galinhas 😉

Use Wi-Fi em vez de 3G se possível

De acordo com a informação prestada pela Apple, o iPad poderá ter 10 horas de bateria a usar consecutivamente Wi-Fi, mas apenas terá 9 horas de autonomia se utilizar a rede 3G – o iPhone apenas terá 6 horas a utilizar activamente 3G e 9 a usar WiFi. Claro que preferimos usar o Wi-Fi, portanto esteja atento para, em caso de haver sinal wireless, se ligar a este antes de se ligar via 3G… assim poupa a carteira e a bateria.

Pode ligar o Wi-Fi em Definições -> Wi-Fi, depois escolha a rede que tem acesso.


Reduza as verificações automáticas do mail e calendários

Que tem muito email a receber, contactos a sincronizar… tudo configurado no iPad ou iPhone… já sabe que isso demorará tempo a sincronizar. Nestes dispositivos tenha apenas o que é importante para poupar tempo de sincronização . Se tudo isto estiver em automático… coloque em manual assim sincroniza quando entender.

Vá então Definições -> Mail, Contactos, Calendário -> Altera-se para manual. Caso não utilize mesmo o serviço Push mail… desligue-o. Alguns serviços apenas estão habilitados a esta tecnologia, como o Mobile Me. Muitos dos utilizadores do iPhone, iPad e iPod Touch vão manualmente verificar se existem novos mails.


Reduza ou desligue as notificações por Push das aplicações

Precisa mesmo que as aplicações o notifiquem quando estas estão activas? É que este recurso consome energia, desligue e não permite que sejam activadas as notificações, Pode desligar individualmente cada uma das posicionadas para enviar notificações por Push, basta desligar cada uma delas. Vá a Definições -> Avisos e desligue todos em simultâneo ou desligue os menos importantes… de preferência desligue-os todos.


Reduza ou desligue o sistema de som

Esta poderá parecer uma sugestão sem lógica, mas porque razão o seu iPhone tem o toque tão alto? Ou ainda porque tem o som do iPad ligado se o utiliza principalmente e 90% do tempo para ver mail, navegar, usar as redes sociais, escrever… desligue o som, não precisa dele ligado e já poupa algum consumo energético. Claro que não será muita a poupança… mas é alguma e grão-a-grão! Vá a Definições -> Geral ->Sons, aqui use o slide para diminuir o som… ou então use os botões laterais.


Desligue o Serviço de localização

O serviço de localização é usado por muitas aplicações que fornecem funções com base na geo-localização, as fotografias ficam referenciadas no mapa, por exemplo, as aplicações que localizam o nosso ponto de partida quando fazemos trajectos referenciados… e muitas outras funções que existem em torno desta tecnologia. Se não usa… desligue-a! Definições -> Geral e no menu Serviço de localização escolha o Não.


Desligue o Bluetooth se não o utilizar

Caso não utilize qualquer equipamento que necessite de comunicação via Bluetooth (ex. Teclado ou auricular), deve então proceder à desactivação do Bluetooth no equipamento. Tal configuração pode ser realizada em Definições -> Geral -> Bluetooth.


Desligue o modo vibrar nos jogos (iPhone/iPod)

Apesar de ser uma funcionalidade e complemento interessante a qualquer jogo, o modo “vibração” pode ser desactivado permitindo assim uma poupança significativa a nível de bateria do equipamento.

Esta opção faz normalmente parte das configurações do próprio jogo.

Carregue e descarregue a bateria regularmente
Para uma máxima eficiência e durabilidade, é importante que a bateria do equipamento seja totalmente descarregada  pelo menos uma vez por mês.

Carregue e descarregue a bateria regularmente Para uma máxima eficiência e durabilidade, é importante que a bateria do equipamento seja totalmente descarregada  pelo menos uma vez por mês.

[visto: aqui]

Artigos relacionados:

Exit mobile version