Pplware

Como activar a SIRI com o ‘E aí Siri’ no macOS Sierra

A Apple incluiu no macOS Sierra a sua assistente pessoal. A Siri está disponível em português do Brasil mas poderá facilmente aprender as variações linguísticas do português de Portugal e ser uma ferramenta muito útil também dentro dos Macs. Contudo, a Apple não disponibilizou a frase “gatilho” “E aí Siri”, que faz com que o dispositivo, sem que seja necessário qualquer toque do utilizador, possa activar a assistente.

Podemos contornar esta “falta” no macOS activando por conta própria o recurso por outro método. É esse método que vamos mostrar hoje.

Os utilizadores macOS podem ter acesso à Siri através da barra de menus e através de atalhos no teclado. A razão pela qual a Apple não integrou o comando de voz “E aí Siri” no macOS Sierra não foi ainda bem percebido, pelo menos não há uma razão para já que se possa dizer plausível.

Em termos de bateria não será por aí, um Macbook tem uma bateria consideravelmente mais capaz que a de um iPhone ou iPad. Mesmo em relação aos outros Macs, estar ligado à corrente eléctrica não será problema para ter a assistente pessoal sempre disponível por voz… seja como for há um pequeno truque capaz de activar a Siri pelo conhecido comando de voz. Veja como funciona.

Antes de mais vamos as Preferências do Sistema onde iremos encontrar o ícone da Siri.

 

Primeiro passo:

Altere o atalho do teclado que activa a Siri. Não use nenhum dos atalhos para outras funcionalidades já em uso. Em vez disso, crie um novo. É fácil fazer isso, clique simplesmente na combinação de teclas e o sistema grava. Escolhemos Shift+command+2.

 

Segundo passo:

Activar o Ditado. Abra as Preferências do Sistema, vá ao ícone Teclado. Dentro verá vários separadores e um que diz Ditado. Clique nesse e active o Ditado. Se o sistema fizer um download, não estranhe, poderá estar a actualizar o idioma. Permita que acabe o download.

 

Terceiro passo:

Mude a palavra chave de activação do Ditado. Vá às Preferências do Sistema, depois Acessibilidade e nas preferências de acessibilidade procure na coluna que tem à esquerda a opção Ditado. Active a opção “Ativar a expressão de palavra-chave de ditado:“.

Agora troque essa palavra, que deve ter nativamente “Computador” pela “E aí

 

Quarto passo:

Crie um comando de Ditado para activar a Siri. Neste mesmo ecrã clique no botão Comandos de ditado…

 

Na cortina que desceu sobre esta janela active, em baixo, a opção Activar comandos avançados.

A seguir, clique no sinal MAIS, que se encontra também no canto inferior esquerdo da lista para adicionar o comando Siri. Irá ver agora os seguintes campos:

Nota: Basicamente aqui dizemos ao sistema operativo que quando o utilizador disser Siri, em qualquer aplicação, ele deverá activar o atalho de teclado. Atalho esse que faz disparar a Siri. A palavra “gatilho” da ferramenta Ditado foi colocada antes que é o “E aí”. Assim, activamos o ditado com o “E aí” e executamos esta tarefa com os passos determinados.

No campo “Ao dizer” escreva Siri. No campo “Ao usar” escolha a opção Qualquer aplicação e no campo “Executar” coloque a opção Premir atalho de teclado. Nesta último campo deverá colocar o tal atalho de teclado que definimos no início. No caso de exemplo usamos a combinação Shift+command+2

Agora com tudo bem colocado, basta fazer clique no botão OK.

Agora já pode utilizar o comando “E aí Siri” também no macOS Sierra. Verá, também, que no Sierra o sistema funciona melhor que no iOS, pelo menos entende melhor o que lhe dizemos. Mas, a Apple está a demorar em lançar o idioma português de Portugal para a Siri e é um falha grande!

Se necessitar de ajuda, deixe as suas questões nos comentários.

Exit mobile version