Pplware

ColorADD – A cor quando nasce é para todos

Hoje vamos deixar uma aplicação muito interessante, do ponto de vista da acessibilidade, ligada ao daltonismo. O daltonismo, também conhecido como discromatopsia ou discromopsia, é uma perturbação da percepção visual onde se vê várias cores caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho.

Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.

E é sobre esta incapacidade que nasceu o ColorADD.

O químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia de que ele mesmo era portador, deu o nome a este distúrbio em forma de homenagem ao seu trabalho.

Porquê esta aplicação? O código ColorADD é um sistema Universal de identificação de cores, que permite às pessoas daltónicas compreender a cor, garantindo assim iguais acessibilidades para todos sempre que a cor é factor determinante de identificação, orientação e escolha.

Vejam a apresentação do projecto no TEDxO’Porto

Estamos a falar de 350 000 000 pessoas em todo o mundo!!

Com esta aplicação o utilizador torna-se mais autónomo e deixa de se interrogar “Devo usar isso ou aquilo? Qual é a cor do lápis? Qual é a faixa verde?”

O utilizador, ao adquirir esta aplicação, não está apenas a adquirir uma excelente e útil ferramenta que vai facilitar o seu dia-a-dia, mas também está a contribuir para o Programa de Responsabilidade Social de diagnóstico precoce do daltonismo nas escolas.

O ColorADD tem o reconhecimento e acreditação Internacional da comunidade académica, empresarial, institucional e dos media, mas acima de tudo, conta com o reconhecimento de todos os utilizadores anónimos que dão diariamente feedback das suas experiências!

A equipa que desenvolve o projecto, uma equipa portuguesa, deixa o desafio para que conheçam o projecto de forma mais próxima, que conheçam o ColorADD melhor para também o poderem sugerir às pessoas que têm este problema e que saibam passar os pormenores que estão já a ter um grande impacto social em todo o mundo.

anterior próxima
O seu fundamento é muito simples: aponta a câmara do iPhone para uma determinada imagem e as cores serão identificadas e mostradas no ecrã. Pode fixar uma imagem e usar o “alvo” para percorrer a imagem e identificar cada cor, cada tom, cada nuance para identificar tudo o que está colorido nessa imagem.

Junto à cor descrita, verá uns símbolos. O código ColorAdd é baseado em simples símbolos gráficos que, representando as três cores primárias, suportam este sistema de identificação através do conceito da “Teoria da adição de cor”. Muito interessante.

Depois pode gravar a imagem ou partilhar nas redes sociais, para outras pessoas terem a percepção do que está a “ver”.

Esta aplicação é gratuita es foi vencedora do Vodafone Foundation Mobile for Good Europe Awards 2013 na categoria de acessibilidades.

Exit mobile version