Para quem passa do Windows para Mac e eventualmente já conhece o iTunes, facilmente entende a integração deste com a estrutura Mac OSX e respectivos dispositivos da marca da maçã. No entanto, não deixa de ser aborrecido ter de usar o iTunes para simplesmente… ouvir música!
Na verdade, para esta lúdica tarefa, gosto de aplicações simples e por isso estou a experimentar o Cog, um player “agitado.. mas não mexido” conforme se auto intitula no seu sitio online.
Esta pequena mas muito funcional aplicação, suporta ficheiros áudio Ogg Vorbis, FLAC, AAC, MP3, WAV, AIFF, Musepack, Monkey’s Audio, Shorten, WavPack, Apple Lossless e todos os codecs suportados pelo Core Audio API do Mac OS X 10.4. Para não contrariar, apresenta todos os comandos básicos que qualquer player contém.
É muito simples de usar, pois foi desenvolvido para ser igual a tantos player que conhecemos do mundo Windows, onde o arrastar e largar chega para colocar o álbum que pretendemos reproduzir. Depois, na janela, tem acesso ao nome do tema, nome do álbum, ano, genero, etc, tudo como qualquer player simples oferece.
Junto à bara de progressão, verá um pequeno ícone a simbolizar uma pasta, clique aí para abrir a sua categoria Música. Nos menus da barra de tarefas, poderá parametrizar alguns aspectos, como por exemplo activar o suporte ao serviço Last.FM ou alterar a pasta onde procurará os temas musicais, entre outros.
Com dois cliques tem o player a debitar o som que escolheu sem o aparato do poderoso, mas excessivo iTunes. Mais fácil ainda: em cima de um ficheiro MP3, por exemplo, clica com o botão direito do rato e escolhe Abrir com… e escolhe o Cog predefinindo-o.
Experimente, critique e sugira algum outro que entenda ser melhor.