Os nossos discos, seja em que sistema operativo estejam a funcionar, tendem a acumular lixo que é gerado pelo próprio sistema operativo. Esses ficheiros são criados para manter alguma ordem no sistema e para que este se possa gerir de forma mais simples e rápida.
Naturalmente que ao fim de algum tempo estes deixam de ser necessários e podem ser eliminados, coisa que por norma os SO’s não fazem. Se as aplicações para esta tarefa abundam no Windows, para Mac esta realidade não é igual. Por isso necessitamos de ferramentas como o CleanMyDrive.
O CleanMyDrive, para além de conseguir eliminar os ficheiros desnecessários que temos nos nossos discos que ligamos ao Mac, oferece ainda a possibilidade de ejectar de forma isolada cada uma das drives que estão presentes no sistema, ou então fazê-lo em bloco, removendo todas as drives presentes.
Esta pequena aplicação aloja-se na barra de menus do Mac OS X e aí fica a monitorizar os discos que estão presentes ou que são adicionados ao sistema durante o seu funcionamento.
A informação que o CleanMyDrive disponibiliza permite que vejam por um lado o espaço ocupado em disco e desse espaço qual o que é lixo do sistema. A azul mostra a primeira informação e a vermelho a segunda.
O CleanMyDrive consegue ainda limpar de forma simples e automática todos esses ficheiros que estão nos discos e que não são necessários. Basta que quando ligam um disco definam se pretendem que este seja limpo pelo CleanMyDrive.
Se pretenderem podem, a qualquer momento, efectuar essa limpeza, bastando chamar o CleanMyDrive e escolher essa opção na interface.
Na interface do CleanMyDrive podem ainda ver, para além da informação que apresentámos antes, os dados dos discos de sistema que estão presentes. Naturalmente que estes não podem ser ejectados.
Se clicarem no ícone de um qualquer disco presente, é aberta uma janela do Finder e que vos mostra o conteúdo dos mesmos.
As opções do CleanMyDrive são muito resumidas e estão agrupadas em dois separadores distintos. No primeiro podem definir se pretendem que o CleanMyDrive seja lançado no arranque do Mac OS X e se pretendem que este recolha e envie dados anónimos para os seus criadores
No segundo separador podem definir se pretendem que esteja disponível a opção para ejectarem todas as drives e qual o tamanho mínimo das drives que pretendem que sejam ignoradas pelo CleanMyDrive.
anterior próxima |
Esta pequena aplicação está agora disponível de forma gratuita na App Store do Mac OS X. Aproveitem e instalem-na para que tenham algum controle mais fino sobre as vossas drives externas e de sistema.
A limpeza que promove permite que tenham as vossas drives mais limpas e com mais espaço disponível. Os algoritmos aplicados pelo CleanMyDrive permitem que apenas a informação desnecessária seja eliminada, garantindo que o vosso sistema não e afectado por nenhuma limpeza mais agressiva e desnecessária.
O CleanMyDrive vale também pela sua interface cuidada e com muita atenção ao pormenor. Testem-no e vão com certeza gostar das suas funções.