A chegada do Chrome ao iOS veio abrir a possibilidade de abandonarmos o Safari e passarmos a usar um browser que se ajusta melhora às nossas necessidades e que tem uma integração raramente vista. A sua aceitação foi de tal forma grande que o Chrome para iOS é já a aplicação mais descarregada na Apple Store.
Mas a Apple tem algumas imposições no seu sistema operativo móvel que nos impede que alteremos o browser a ser usado por omissão. É este o único entrave a usarmos o Chrome de forma plena e que nos obriga a usar o Safari em algumas situações.
Felizmente existe um pequeno truque que vos pode ajudar a potenciar ainda mais o Chrome e permitir que o passem a usar para abrir os links que receberem dentro deste sistema.
Este pequeno truque, infelizmente, não torna o Chrome como o browser de omissão do iOS, mas permite que evitem ter de estar a copiar esses links e a colá-los na barra de endereço do Chrome.
Com um pequeno atalho vão poder transpor os links que tiverem abertos no Safari para o Chrome e assim passarem a fazer a navegação por este browser, com todas as vantagens que sabemos que o Chrome tem.
Para começar devem criar no Safari um favorito. Basta que carreguem no ícone imediatamente à esquerda da barra de endereço e depois escolham Adicionar marcador.
Coloquem neste marcador um nome que vos permita identificar facilmente a funcionalidade que vai ter. Uma vez que não é permitido alterar o endereço que está associado ao favorito, devem gravar esse favorito como está.
Devem agora escolher aceder à vossa lista de marcadores e escolher a opção Editar. Escolham de seguida o marcador de criaram e alterem o link que está associado para o que código javascript que apresentamos abaixo.
javascript:location.href="googlechrome"+location.href.substring(4);
De seguida devem gravar o marcador e este está pronto para ser usado.
A partir de agora, sempre que necessitarem de abrir no Chrome uma página web que esteja aberta no Safari, basta que abram a lista de marcadores e escolham o que criaram.
De imediato o Safari é enviado para segundo plano e o Chrome é aberto e o link que tinham indicado é aberto e carregado.
Entende-se perfeitamente a decisão da Apple, que existe desde o antigo iPhone OS de não permitir a substituição das suas aplicações nativas para as funções básicas. No entanto esta decisão limita em muito a utilização de forma plena de softwares que substituem os que acompanham o iOS e que em muitos casos são substancialmente melhores.
Mas felizmente estes pequenos truques permitem que contornemos de forma legal estas imposições e que possamos usar o iOS de uma forma um pouco melhor.
Se conhecerem outros truques parecidos e tão úteis como este pedimos que partilhem nos comentários. Obrigado.