Pplware

Chegou o Chrome para iOS

O anuncio foi feito durante o segundo dia da conferência anual da Google. O Chrome ia ter uma versão para iOS. Depois da versão para Android ter começado a dar cartas, tendo-se inclusive tornado o browser padrão na nova versão do Android 4.1, foi a vez de ser disponibilizada uma versão para os iDevices.

A versão para o iOS do Chrome não traz nada de novo em relação ao que podemos usar já na versão desktop, mas são as funcionalidades de raiz que traz que prometem fazer deste browser um caso de sucesso.

A evolução do Chrome tem sido uma constante e neste momento está já com versões para os principais sistemas operativos, quer sejam de desktop ou móveis. Esta abrangencia de plataformas, aliada a uma experiência de utilização transversal torna-o num dos browsers mais simples de usar e com melhor aceitação.

A somar a esta característica, encontramos as funcionalidades que o Chrome já nos tinha habituado na versão desktop. A sincronização de favoritos, passwords, formulários e de separadores abertos vão permitir que possamos usar este browser em qualquer plataforma sem que tenhamos de alterar a nossa forma de o usar.

Vamos poder usar também as restantes funcionalidades que caracterizam o Chrome, tal como a pesquisa concentrada na Omnibox, sem termos de sair da zona onde colocamos os endereços das páginas que visitamos.

Abrir separadores no Chrome permite que possamos navegar de forma livre sem nos termos de preocupar em guardar endereços visitados.

A gestão de separadores é feita de forma central, no caso do iPhone, tendo os utilizadores acesso aos separadores em forma de pilha, para que possamos escolher os pretendidos, bastando deslizar o dedo para os espalharmos e escolher o pretendido.

No iPad, podemos deslizar entre os separadores, evitando termos de escolher os pretendidos. Com um simples passar de dedo podemos folhear por entre os nossos separadores.

A funcionalidade que mais interessará aos utilizadores é a de sincronização. Com a vossa conta Google vão poder ter todos os vossos dispositivos sincronizados e actualizados sem qualquer necessidade de intervenção ou indicação específica. O Chrome trata de tudo de forma automática.

Também a segurança foi transposta e o modo de navegação incógnita está presente nesta versão. Tal como nas versões desktop, os vossos dados de navegação não são guardados e assim preservada a vossa privacidade.

anterior próxima

Vão poder aceder aos favoritos onde quer que estejam, seja no computador ou no iDevice. O mesmo poderá se feito com os separadores abertos. Podem abrir em qualquer dos dispositivos os separadores que tinham aberto e assim dar continuidade à vossa navegação.

Vejam as plataformas onde o Chrome está já implementado e as potencialidades que ele permite com esta experiência única de utilização, transversal e com uma interface única.

Graças às polticas muito restrictivas da Apple, o motor que sustenta o Chrome no iOS é o mesmo que dá suporte ao Safari, mas a Google conseguiu criar um brower para estes dispositivos que dá continuidade ao que está disponível no desktop ou no Chrome OS.

A chegada deste browser ao mundo iOS pode mudar muita coisa. O domínio do Safari está seriamente ameaçado e a razão é forte e muito difícil de bater. Vejamos o que a Apple terá para oferecer, mas a solidez e a experiência que a Google tem já com o seu browser deixam a concorrência muito longe.

Licença: Freeware Sistemas Operativos: iOS 4.3+ Download: Chrome 19.0.1084.60 [12.8MB] Homepage: Chrome

Exit mobile version