Pplware

#WWDC19: Chegou a hora do iPad ganhar o seu sistema operativo. Chegou o iPadOS

Há vários meses que se falava que o iPad poderia evoluir e tornar-se um substituto de um computador. Para isso todos apontaram para a necessidade de um sistema operativo próprio e com muito do que o macOS tem.

Pois esse momento chegou e finalmente o iPad vai receber o seu sistema operativo próprio. O iPadOS vem estrear muitas novidades e torna-se um sistema autonomo.


Em primeiro lugar temos agora um nova forma de gerir os ícones no ecrã. Deixamos de ter a forma normal como nos habituámos a ver, com os ícones alinhados, e passamos a ter um verdadeiro desktop, com os ícones arrumados como queremos.

No campo do multitasking também há melhorias, com este a ser cada vez mais um sistema preparado para várias tarefas. Lado a lado, com várias janelas e com tudo o que precisamos para trabalhar.

É no sistema de ficheiros que a Apple mais melhorou o iPadOS. Agora vamos poder partilhar pastas diretamente no iCloud, aceder a partilhas de Samba ou até ler o conteúdo de uma pen USB que se ligue ao iPad.

O Safari foi também revisto e é agora um browser completo. Sim, passam a ver a versão desktop de qualquer site e não apenas a versão mobile. Este browser tem agora também um gestor de downloads, acessível.

Contem com novidades no campo da escrita e da interação com o iPad. Existem novos gestos que eliminam tudo o que nos habituámos, mas que melhoram ainda mais a experiência. Copiar, colar ou desfazer é tão simples como mover os dedos nos ecrã.

Contem com melhoras na utilização do Apple Pencil, que agora é anda mais preciso e tem uma barra de ferramentas, mais completa e útil.

Exit mobile version