Pplware

Capo 2.1.2 – Uma análise à sua música, mais fácil que nunca

Capo

Um dos meus passa-tempos favoritos é a música. Quer seja no piano ou na guitarra, ando sempre a tentar aprender as minhas músicas favoritas. Para isso, posso recorrer a partituras ou tablaturas para aprender determinada música.

Mas por vezes, estas partituras ou tablaturas não estão correctas ou simplesmente não existem para determinada música. Hoje trago uma ferramenta que encontrei à pouco tempo, mas que se tornou uma das minhas aplicações favoritas em pouco tempo. Falo do Capo.

Atenção, temos uma licença para oferecer!

O Capo é uma aplicação para o Mac OS X que lhe permite analisar as suas músicas de forma fácil e intuitiva de forma a criar tablaturas e detectar acordes.

Quando aberto, o Capo mostra uma janela com uma série de vídeos introdutórios à utilização da aplicação. São vídeos pequenos mas bastante esclarecedores de algumas das funcionalidades mais importantes do Capo.

Com o Capo podemos abrir um ficheiro MP3, AIFF, WAV ou AAC de uma música e ser-nos-á apresentada a janela principal da aplicação.

A interface é simples e de fácil compreensão. Do lado esquerdo temos as informações da música, como o nome da faixa, nome do artista e do álbum, e podemos alterar a velocidades e o pitch da reprodução. Do lado direito temos em cima a representação da onda sonora e em baixo temos o espectograma da música. Este espectograma contém todas as informações da música que estamos a analisar.

O Capo torna simples a tarefa de recolher acordes de um determinado momento da música. Em baixo, na barra de ferramentas, ao carregar no botão com uma espécie de balão com um “c” dentro ou carregando na tecla “k” do teclado, o Capo irá criar um marcador com o acorde, detectado através das frequências nesse determinado momento. Se pensa que o acorde proposto não é o mais correcto, pode editá-lo com dois cliques.

Outra grande função do Capo é a criação de tablaturas de forma fácil. Como, perguntam vocês. Muito fácil… Para isso basta irmos até à parte desejada da música que queremos retirar a tablatura. Encontrada a parte com interesse, para clicar e deslizar o rato sobres as “manchas” correspondentes ao som. Em baixo, verá que está a ser criar a tablatura que pode executar numa guitarra.

Existem ainda outras opções para a criação das tablaturas. Se deslizar o rato para a caixa azul do lado esquerdo, verá que aparecem mais opções como o tipo da guitarra, a afinação ou o uso de um capo.

Outro conjunto de ferramentas oferecidas pelo Capo são so “Effects” que são constituídas por um ajustador de mono, um equalizador e uma ferramenta de remoção de voz.

O Capo conta ainda com outras ferramentas como a possibilidade de criar um loop para praticarmos uma determinada secção de uma música até acertamos.

Concluindo, se gosta de música e quer sempre aprender novas coisas, o Capo é a solução ideal para si.

 

Temos uma licença para oferecer!

Os developers do Cockpit tiveram a amabilidade de nos oferecer uma licença para sortear pelos nossos leitores. Desta vez o desafio é deixar um comentário neste post com uma letra de uma música sobre o pplware.com. As letras que se fizerem acompanhar de gravações áudio ou vídeo serão valorizadas. A resposta mais criativa receberá a licença do Capo que temos para oferecer. A data limite para concorrer é 15 de Maio de 2011.


Licença: Pago (39,99 €)
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6 +
Download: Capo 2.1.2 [Mac App Store – 4.3 MB]
Homepage: Super Mega Ultra Groovy

Exit mobile version