Pplware

Cache de Conteúdo: Downloads rápidos no iPhone, Mac e iPad

Tem muitos equipamentos da Apple lá por casa? Já refletiu sobre a quantidade de largura de banda que é necessária por cada atualização do sistema, das aplicações, do iCloud, etc.

Com o novo macOS High Sierra a Apple passou a disponibilizar uma super funcionalidade que permite reduzir a largura de banda, concentrando todo a informação numa só máquina. As outras máquinas que necessitem dessa informação podem obtê-la localmente e de forma mais rápida. Vamos conhecer a funcionalidade Cache de Conteúdo.


A cache de conteúdo é um serviço da nova versão do macOS que ajuda a reduzir a utilização da largura de banda e a acelerar a instalação de software em computadores Mac, dispositivos iOS e dispositivos Apple TV.

A cache de conteúdo acelera a descarga de software distribuído pela Apple e dados que os utilizadores armazenam no iCloud. O conteúdo guardado é armazenado numa cache de conteúdo, num Mac da rede e é disponibilizado a outros dispositivos para que o obtenham sem ser necessário aceder à Internet.

Como funciona?

Após ativar a cache de conteúdo num Mac, este mantém uma cópia de todo o conteúdo que os dispositivos na rede local (denominados clientes) descarregam. Por exemplo, quando um dispositivo da sua rede descarrega uma atualização do macOS, a cache de conteúdo mantém uma cópia da atualização. Quando o cliente seguinte na rede se liga à App Store para descarregar a mesma atualização, esta é copiada da cache de conteúdo em vez de ser descarregada a App Store.

Uma vez que as cópias, entre dispositivos, são realizadas através da rede local é normal que tudo aconteça de forma mais rápida.

 

Como ativar a Cache de Conteúdo?

A ativação da fucnionalidade Cache de Conteúdo é realizada em Preferências do Sistema > Partilha

Em seguida basta ativar o serviço Cache de conteúdo

Em Opções podemos ainda definir um limite de espaço para a cache.

E está feito! Toda a informação possível que pode ser mantida em cache pode ser consultada aqui. Se têm vários dispositivos Apple, se calhar esta é uma opção interessante a ter em conta. De referir ainda que é possível ter várias caches numa única rede.Quando a sua rede tem várias caches de conteúdo, estas tornam-se peers automaticamente e podem consultar e partilhar o software em cache.

Exit mobile version