Pplware

Bugs no iOS? Apple vai acabar com todos esses problemas no iOS 14

A chegada do iOS 13 trouxe sérios problemas para muitos utilizadores. As falhas e as situações anormais iam surgindo de forma cadenciada, mostrando que a Apple não terá amadurecido suficientemente esta sua nova proposta.

Para evitar este problema no futuro, a empresa terá já em marcha um plano. A próxima versão do iOS terá uma metodologia diferente de testes e provavelmente terá forma de limitar o acesso a funcionalidades que não estão terminadas.


Uma nova forma da Apple desenvolver software

O ritmo a que têm surgindo as atualizações do iOS 13 mostram que este teve problemas. É normal a Apple lançar estas melhorias nos dias seguintes aos lançamentos das versões principais, mas esta bateu todos os recordes dos últimos anos.

Estes problemas foram naturalmente resolvidos, mas não deixaram de surgir aos utilizadores e de trazer uma má experiência de utilização. Desde problemas de gestão de memória até apps que fechavam sem razão, tudo apareceu. Ao todo foram 8 atualizações do iOS em apenas 2 meses.

Para eliminar estes problemas de futuro e trazer um sistema estável, a Apple estará a mudar internamente a forma como testa o seu software. Passará a incluir flags em blocos de código que não esteja terminado, que assim não interfere com o sistema base.

O iOS 14 já vai beneficial desta nova filosofia

Desta forma, estas funcionalidades podem ser ativadas pela flag sempre que forem ser testadas, para depois serem melhoradas. Como não estão ativas no código principal do iOS, os utilizadores não vão ter problemas quando as versões finais saírem, uma vez que não têm acesso a estas.

Esta filosofia de desenvolvimento é já seguida pela Google e pela Microsoft no seu software há alguns anos. Todo o código está presente, mesmo em versões estáveis e finais. Apenas quando é pretendido estas são colocadas em funcionamento, se qualquer interferência.

É desta forma aparentemente simples que a Apple quer acabar com este problema. Irá alargar esta filosofia aos seus restantes sistemas operativos e assim tem uma plataforma de testes alargada. É uma mudança de filosofia, mas que de certeza dará frutos em breve, provavelmente já com o iOS 14.

Exit mobile version