O iTunes nem sempre é das aplicações mais apreciada pelos utilizadores. A sua presença é, na maioria dos casos, obrigatória para o acesso a funcionalidades da Apple, e por isso não pode ser substituído.
Uma falha está a eliminar músicas dos discos dos utilizadores dos Mac, sem que estes tenham noção disso. A Apple já confirmou este problema e está a trabalhar para o resolver.
Há já bastante tempo que esta falha do iTunes está a ser reportada nos fóruns da Apple, mas apenas agora veio a público e de forma mais intensa, com os relatos de James Pinkstone, um músico utilizador do iTunes que perdeu 122GB de músicas, entre elas alguns originais seus.
O relato de Pinkstone mostra que a culpa está no iTunes, que identificou as suas músicas como sendo cópias de outras que a empresa tem nos seus serviços e que por isso podiam ser eliminadas. O problema é que estas foram mal identificadas e por isso os originais perderam-se.
Depois de associado ao Apple Music, o iTunes pesquisa no disco do utilizador e todas as músicas que forem identificadas como sendo cópias de outras que a Apple tem do seu lado, podem ser eliminadas para poupar espaço nos discos dos utilizadores. O problema é que esta identificação está a ser (muito) mal feita e são eliminadas músicas dos utilizadores.
A Apple já reconheceu este problema e esta semana comunicou que está a trabalhar de forma intensiva para eliminar o problema. Na verdade a Apple foi mais longe e reconheceu que não sabe a causa do problema e que não conseguiu ainda reproduzir o problema.
In an extremely small number of cases users have reported that music files saved on their computer were removed without their permission. We’re taking these reports seriously as we know how important music is to our customers and our teams are focused on identifying the cause. We have not been able to reproduce this issue, however, we’re releasing an update to iTunes early next week which includes additional safeguards. If a user experiences this issue they should contact AppleCare.
Espera-se que a solução para este problema surja nos próximos dias e que durante a próxima semana seja lançada uma actualização para o iTunes que o corrija.
A Apple vai mudar os seus serviços e o iTunes para que esta situação não se repita, garantindo a segurança dos dados nos discos dos utilizadores.
A solução que estava a ser implementada era inteligente, a verdade é que as músicas eliminadas não vão poder ser recuperadas e os utilizadores vão mesmo ficar sem acesso a elas.