Pplware

Bug dos anos 70 do iPhone tem resolução e explicação

Foi descoberta na semana passada mais uma falha no iOS. Desta vez estava relacionada com a mudança da data deste sistema operativo para o dia 01 de Janeiro de 1970. Todos os que o fizerem vão ficar com os seus telefones bloqueados e sem os poderem usar.

Mas há alguma razão lógica para isto acontecer? Claro que sim, vamos perceber a razão e explicar também como é possível recuperar um iPhone ou iPad que tenha ficado neste estado!

Esta nova falha do iOS não compromete os dados dos utilizadores ou deixa-os vulneráveis a ataques, mas tem a capacidade de bloquear qualquer equipamento se caírem na tentação de a experimentar.

Basta mudar a data para o dia 01 de Janeiro de 1970 e a hora para as 00:00, seguida de um reiniciar ao equipamento para que este fique eternamente no ecrã de arranque.

Vários caíram na tentação de a experimentar e são agora donos de um iPhone que simplesmente não arranca. Mas e porque é que isto acontece? Haverá uma forma de recuperar um equipamento que “adormeceu” neste estado?

Qual a causa deste bug?

Ainda não existe uma explicação oficial para esta falha do iOS e provavelmente nunca haverá, mas existem algumas teorias que surgiram e que explicam de forma lógica este problema. Ambas assentam no facto dos sistemas Unix armazenarem o tempo no valor de segundos que passaram desde o dia 1 de Janeiro de 1970.

Ora ao definirem a data para o dia 1 de Janeiro de 1970 estão a definir o tempo para um valor igual a zero. Isto leva a que depois, ao tentar calcular o tempo, o iOS vai dividir o valor por zero e isso vai levar a que surja um erro, o que impede o sistema operativo de arrancar.

Por outro lado, há quem defenda que o problema está na variável que armazena o valor da data. Este será um unsigned int, que apenas consegue guardar valores positivos. Ora se o valor obtido, após cálculos feitos para obter a data e a hora, for negativo, o problema surge porque o valor é negativo.

 

Como resolver este problema?

Ainda não existe uma forma oficial para resolver o problema de todos os que inadvertidamente resolveram testar esta falha do iOS e que neste momento têm os seus equipamentos bloqueados.

Mas como é natural, existem já formas de o contornar e trazer de volta todos os iPhones e iPads que foram vítimas da curiosidade dos seus donos. A forma não é simples e envolve o desligar da bateria, implicando que estes equipamentos sejam abertos. Se o fizerem tenham em atenção que podem estar a violar a garantia dos mesmos.

Se têm em mãos um iPhone bloqueado, vejam no vídeo abaixo a forma “simples” de o trazerem de volta à vida.

Podem ainda esperar que a bateria se esgote completamente, algo que demorará muitos mais, uma vez que o dispositivo está apenas a arrancar e sem processos a correr que consumam muita energia.

 

Espera-se que para muito breve surja uma actualização do iOS que resolva este problema, deixando o ano de 1970 para trás e impedindo os utilizadores de bloquearem de forma permanente os seus iPhones e iPads, até porque a Apple já reconheceu o problema.

É uma falha do iOS que a Apple deveria ter previsto e eliminado na sua origem, não deixando espaço para toda esta confusão e evitando mais uma série de problemas.

Por favor, resistam à tentação de experimentar esta falha e não caiam na asneira de seguirem os “conselhos” dos vossos amigos mais brincalhões. Considerem-se avisados!

Exit mobile version