Ter alguma segurança no nosso computador quando trabalhamos em áreas comuns, é importante e deve ser tido em conta. As nossas máquinas, mesmo as de produção, guardam sempre alguma, se não muita, informação privilegiada e particular. Além disso, o nosso trabalho deve ter alguma garantia que é apenas gerido e alterado conforme pretendemos.
Para isso hoje, para utilizadores Mac OS X, deixamos uma pequena sugestão para que quando se ausentar do Mac que está a seu cargo, o bloqueie de forma rápida.
No Windows podemos bloquear a nossa máquina com uma simples combinação de teclas. Aqui no Mac OS X também o podemos fazer, até o podemos fazer com um comando de voz. No Windows podemos bloquear a máquina saindo da proximidade da mesma, recorrendo a aplicações que detectam, por exemplo, que o nosso telefone que está no nosso bolso se está a distanciar. Existem muitas formas de “obrigar” a máquina a bloquear a sessão para apenas nós podermos ter acesso quando desejarmos.
A ideia agora é criar na Barra de Menus um ícone que, clicando, bloqueie instantaneamente o nosso Mac OS X.
Primeiro é necessário ter acesso ao status do Porta Chaves, para o colocar na Barra de Menus. Para isso fazemos o seguinte:
1. Abrir o Finder.
2. Clicar no menu do lado direito em Aplicações.
3. No quadro do lado esquerdo, escolha agora Utilitários e seleccione Acesso ao Porta-chaves.
4. Depois de clicar no Acesso so Porta-chaves, abrindo o mesmo, poderá ir ao Menu, escolher Acesso ao Porta-chaves e seleccionar Preferências…
5. Com a janela das Preferências aberta, no separador Geral, marque a opção Mostrar estado na barra de menus.
6. Verá agora na barra de menus um aloquete/cadeado que servirá para o nossos propósito.
7. Feche a janela de Preferências e também a janela de Acesso ao Porta-chaves.
Agora que já tem na barra de menus o ícone de status, poderá bloquear o ecrã apenas clicando na opção Proteger ecrã. Desta forma somente alguém na posse das credenciais é que conseguirá ter acesso ao computador.
Em resumo:
Esta pequena dica poderá sortir em boas práticas e, com isso, o utilizador ter mais segurança ao saber que se ausentou da máquina, deixando-a ligada mas em estado privado.
Existem outras formas de o fazer, mesmo usando as funções nativas do SO. Além disso existem aplicações de terceiros que dão outro ênfase à função, mas penso que esta é suficiente para bloquear a sua máquina quando se ausentar da mesma.