Pplware

Blogo – O seu blog na ponta dos dedos

A edição de blogs passou a ser uma tarefa frequente para muitos de nós. Se não for num projecto com o pplware, poderá ser um blog familiar ou pessoal. Quando comecei a escrever para o pplware, devido à falta de tempo procurei aplicações que me pudessem poupar alguns minutos da construção de cada um dos artigos. Se se lembram, há pouco mais de dois meses fiz a análise do Mars Edit, até hoje o meu companheiro na escrita no pplware.

Antes mesmo de ter comprado o Mars Edit já tinha experimentado uma versão anterior do Blogo que me pareceu menos prática e ainda numa versão muito verde. Quando recebi a informação do lançamento da versão 1.2 não me vi minimamente tentado a fazer uma review, visto estar completamente adaptado ao Mars Edit. Mas depois de uma troca de emails com os programadores do mesmo, dei-lhe mais uma oportunidade. E agora posso dizer, ainda bem que o fiz.

Esta versão da aplicação vem recheada de funcionalidades que prometem tornar a tarefa de publicação de artigos em blogs uma autêntica brincadeira de crianças (de berço).

Com a aplicação é possível publicar artigos no Blogger, Dasblog, Drupal, Expression Engine, MovableType, Twitter, TypePad, Typo e WordPress. É ainda possível através da integração com o Ping.fm a publicação de artigos no Bebo, Brightkite, Facebook, Friendfeed, Identi.ca, Jaiku, Linkedin, Livejournal, Myspace, Plaxo, Plurk, Pownce, Tumblr, Xanga e Yahoo! 360.

Para além das funcionalidades que se esperam de uma aplicação deste tipo, existem aquelas que a tornam ímpar face à concorrência. Uma das funções por mim desejadas é a gestão das imagens. Aqui no site, temos que colocar duas imagens, uma que se encaixe no layout do site e outra, de maiores dimensões que vos permite ver com mais pormenor todo o conteúdo da mesma. Se é certo que já tinha uma action no Automator para fazer essa acção em apenas dois passos, aqui a tarefa ficou ainda mais simplificada. No momento de adição de uma nova imagem, podemos definir as dimensões das suas duas versões, aplicação de filtro automático para preto&branco ou sépia, crop a partir de uma selecção automática (é só arrastar), ou seja, total controlo sobre a fotos.

Existe a possibilidade de edição full screen, para uma concentração mais fácil na tarefa que está a ser executada sem distracções com outros aplicativos abertos em background. Embora aqui tenham ficado de lado algumas funções como a localização das imagens (Esquerda, Centro ou Direita), contudo espero que seja corrigido em próximas versões.

O Layout de edição em janela é simples e eficaz. Apenas de referir que o tipo de fonte e tamanho usado para a versão html não é dos mais conseguidos.

O preview dos artigos no layout real do blog e não numa janela em branco é também uma das vantagens, pois alerta-nos de imediato para qualquer problema que possa surgir com a formatação da mesma.

(Aplicação automática do filtro preto&branco apenas no thumbnail)

. O bookmarklet incluído na aplicação permite a integração com o Flickr e o Youtube que faz com que a inclusão de um slideshow da página que estamos a visitar no Flickr ou o video do youtube seja feita de forma automática.Aqui está um slideshow de uma pesquisa efectuada no flick com a palavra Portugal!

. Também é colocação de texto seleccionado de uma qualquer página da internet fica facilitada com o Bookmarklet pois fica de imediato com a formatação de Quote e com link à página original.Today Brainjuice launched Blogo 1.2 beta (a release candidate, or preview of the final version), the new version of our blog editor for the Mac. After a low-profile launch of version 1.1 (due to it being less stable than we would have liked), with this version we’ve gotten much closer to what we planned for the application. Together with the launch, other good news: a new site with a lot of new content, including a series of 8 screencasts to be launched together with the final version. And this time, we’ve (finally!) taken the leap and translated our site for international audiences (Brazil and Portugal will be the first to benefit). We’ve also earned another mention from Apple, this time in the development area, and have maintained our status as the only blog editor included in the official “staff picks”.

link: Blogo – Follow the Blue Rabbit

Para mim o único downside da aplicação é a não existência de uma gestão local de drafts. Essa gestão tem que ser feita no servidor, sendo apenas possível guardar um ficheiro de cada artigo ainda não publicado. Falta também um ícone para o alinhamento do texto nas janelas de edição dos artigos.

E para finalizar em beleza o artigo, temos para oferecer uma licença do Blogo 1.2, gentilmente cedida pelos seus programadores ao 1 comentário a incluir o país de origem dos programadores da aplicação. Para isso devem incluir o nome e um email válido no comentário.

Licença: Shareware Sistemas Operativos: Max Os 10.4+ Download [mac]: Blogo 1.2 [29.2MB] Homepage: Brain Juice

Exit mobile version