O Touchpad existente nos portáteis, veio proporcionar uma interacção melhorada entre o utilizador e o computador. O rato deixa de ser uma peça fundamental no trabalho dentro dos sistemas operativos e este espaço touch passa a ser o rato mas num formato inverso. O dedo é agora o cursor e com ele consegue-se reproduzir fielmente as acções de um qualquer rato.
Desde o TrackPoint até aos dias de hoje, muitas evoluções passaram por este dispositivo e a Apple nas suas máquinas conseguiu ir mais longe, tornando este espaço rico em funções multi-toque. A capacidade sensorial desde pequeno espaço ainda está por explorar na sua plenitude e esse nicho de mercado, está a ser explorado por programadores que desenham aplicações capazes de melhorar e aproveitar mais o touchpad. É o caso do BetterTouchTool!
Esta aplicação aumenta de sobremaneira as capacidades deste dispositivo. Além de mostrar, centralmente, as funções existentes e usadas pelo sistema operativo, permite ainda um grau de optimização maior, podendo mesmo acrescentar pontos de toque aumentando as funções a realizar.
Na verdade, com esta ferramenta, o utilizador poderá criar atalhos no teclado, movimentos de dedos no trackpad e movimentos (com cliques) no Magic Mouse. Assim poderá facilmente criar, para cada programa, um conjunto de movimentos e atalhos aumentando a performance desse software que está a usar. Por exemplo: poderá para o Photoshop, criar uma série de atalhos muito específicos e para o Excel outros também eles representativos e directos a acções predefinidas, tudo apenas usando as muitas opções do BetterTouchTool.
Como são muitas as opções e afinações que esta aplicações permite, fiz um pequeno screencast, que podem ver em cima, mostrando os muitos menus que conjugam dezenas de funções capazes de melhorar a acção de cada um de nós utilizadores.
Poderá calibrar o tipo de sensibilidade que pretende que o Magic Mouse tenha, poderá acrescentar a presença de mais dedos para activar opções, poderá criar funções no trackpad que não tenha no teclado e poderá modificar muitos dos atalhos predefinidos pelo sistema operativo, tudo visando a melhoria de introdução de comandos para facilitar o trabalho.
Facilmente podemos criar gestos que definem uma acção dentro do browser. Podemos desenhar um movimento e com ele abrir uma determinada função, podemos parametrizar um sem número de cenários com gestos e cliques à mistura. Apenas com um gesto, podemos abrir o browser no Twitter ou no Facebook. Com pequenos toques definidos pelo utilizador, fazer um copy/paste ou um delete pode ser apenas um conjugar de movimento de dedos.
São tantas as opções que sugiro veemente que descarregue e experimente, terá pela frente algum tempo para optimizar a ferramenta, mas depois verá que o tempo “perdido” valeu bem em experiencia adquirida.