Pplware

Automator: uma bomba nas suas rotinas!

Certamente, no seu dia-a-dia, tem de executar várias tarefas repetidamente e às vezes pergunta-se: não haverá uma forma mais simples e rápida de fazer tudo isto? Se está no Mac OS X, então a resposta é SIM!

O Automator é um software que está presente nos softwares Mac desde do Mac OS X Tiger mas pouca gente conhece esta fantástica ferramenta que permite tornar tarefas que uma pessoa tem de executar várias vezes, muito mais simples e rápidas.

O Automator tem uma interface simples, que utiliza workflows, o que torna todo o trabalho muito fácil que qualquer um pode fazer. Mas, melhor do que explicar é mostrar o que se pode fazer no Automator. Para isso vou utilizar dois exemplos que são bastante úteis.

Primeiro, imaginemos a seguinte situação. Digamos que tenho algumas imagens e quero juntar todas essas imagens num ficheiro PDF. Com o Automator podemos criar uma aplicação que vai juntar todas essas imagens num único PDF.

Vamos começar por abrir o Automator. Verá esta janela:

Escolha “Personalizar”. Do lado esquerdo temos uma grande biblioteca de funções que contem funções de todas as aplicações do Mac OS como algumas de aplicações de terceiros. Por baixo desta lista temos uma descrição da função seleccionada e do lado direito temos a “área de trabalho” onde iremos construir o nosso workflow. Na nossa aplicação, o primeiro passo será escolher as imagens que queremos que façam parte do nosso PDF. Para isso, temos de procurar a função “Pedir itens do Finder”.

Essa função encontra-se dentro da categoria “Ficheiros e pastas”. Entre nessa categoria e procure a função desejada. Já está? Eu tenho tempo, não se apresse… Encontrada a função só tem de arrastá-la para a área de trabalho do lado direito. E ficará assim:

Pode alterar o texto do alerta, onde começa a procura, o tipo de itens que irá seleccionar e a opção de selecção múltipla. Estas duas últimas opções são muito importantes. No tipo de itens que irá escolher, apenas serão imagens logo a opção correcta é ficheiro. E, como o PDF é composto por várias imagens, temos de permitir a selecção de múltiplos ficheiros. Sigamos para o próximo passo.

Depois de termos os ficheiros escolhidos há que transformá-los em PDF. A função que procurámos chama-se “Novo PDF a partir das imagens”. Iremos encontrar essa função nas categoria “PDF’s”. Quando encontrada, arraste-a para a área de trabalho, por baixo da função anterior.

Temos várias opções para personalizar o PDF final como local onde irá  ser guardado, o nome e os tamanhos das páginas. Aqui apenas iremos alterar o nome do PDF para “PDF imagens”.

Pronto, a nossa aplicação está pronta. Não parece pois não? Agora só tem de ir a Ficheiro -> Guardar como… e aí, em formato do ficheiro, escolha “Aplicação”. Escolha um nome para a sua aplicação (eu escolhi Img2PDF) e guarde onde quiser.

Vamos testar a ver se realmente funciona. Abra a sua nova aplicação. Irá aparecer uma janela a pedir para seleccionar ficheiros. Vá até à pasta onde tem as suas imagens e seleccione-as.

E já está. Verá que o seu PDF foi criado na perfeição.

Vejamos um segundo exemplo. Imagine que necessita várias vezes de transformar imagens de um tipo para outro, neste caso PNG. Com o Automator isso pode ser feito com dois cliques.

Abra um novo projecto no Automator. O que irá ser diferente aqui é que não iremos criar uma aplicação, mas sim plugin. Neste caso, o plugin irá ser para o Finder e iremos encontrá-lo quando utilizarmos o botão direito do rato em cima de algum ficheiro. Mais à frente irá ver como funciona.

Como iremos clicar sobre o ficheiro que queremos alterar, não será necessário o 1º passo anterior, o de seleccionar os ficheiros. Apenas necessitará da função “Alterar tipo de imagens” que se encontra na categoria “Fotos”. Quando encontrada, arraste-a para o campo da direita. Irá aparecer uma caixa de dialogo. Essa caixa de dialogo pergunta-nos se queremos que se façam backups dos ficheiros originais antes de transformá-los. Neste caso colocamos “Não adicionar”.

Simples não é? Agora vem a parte diferente. Em vez de ir a Ficheiro -> Guardar como… irá utilizar a opção Guardar como plugin… Escolha o melhor nome para o seu plugin e o tipo de plugin, que neste caso é do Finder.

Vamos ver se realmente funciona. Vá até a uma pasta onde tenha imagens que queira converter. Clique com o botão direito sobre essa imagem vá até Mais -> Automator e verá que aí está o seu plugin. Clique nele e verá que tudo funciona às mil maravilhas.

Resumindo, com o Automator pode automatizar várias tarefas para aumentar a sua produtividade ficando com mais tempo para outras coisas. Seja criativo e partilhe aqui com todos as vossas aplicações e plugins.

Exit mobile version