No passado dia 6 de Junho, decorreu mais uma World Wide Developers Conference onde a Apple mostrou ao mundo as novas versões dos seus softwares e sistemas operativos.
Nesse dia, foi disponibilizado para os developers mais uma preview do mais recente Mac OS, a versão 10.7 denominada Lion. O Lion traz consigo mais de 200 novidades e melhorias em relação à versão anterior do Mac OS. Hoje o pplware traz-lhe as 7 melhores features, as novidades que farão a diferença como interagimos com o nosso Mac.
Launchpad
Esta nova versão do Mac OS X é marcada pela forte presença de elementos do iOS, o sistema operativo dos dispositivos móveis da Apple. Um deles é o Launchpad, inspirado no iPad, é uma forma fácil e rápida de acedermos às aplicações presentes no nosso Mac. É possível agrupar várias aplicações em pastas da mesma forma que no iOS, arrastando o ícone de uma aplicação sobre outra e irá ser criada uma pasta.
Mission Control
No Snow Leopard, o Exposé recebeu uma melhoria significativa em relação ao Leopard, agrupando as janelas abertas de forma mais organizada. No Lion, o Exposé deu mais um passo em frente. Agora está incluído no Mission Control, constituído ainda pelo Spaces e Dashboard.
O Mission Control divide-se em três secções: em cima o dashboard com os widgets, os diferentes espaços de trabalho e as aplicações abertas em full screen, no centro as janelas abertas agrupadas por aplicação, e em baixo a dock.
Autosave e Versions
Que levante a mão aquele que nunca perdeu um documento ou imagem porque se esqueceu de gravar ou então quem alterou um ficheiro e depois arrepende-se. Pois, já aconteceu a todos nós. Felizmente, o Mac OS X Lion salva automaticamente os nossos documentos e ficheiros para que situações deste género não se repitam.
É também possível “andar para trás no tempo” e ver várias versões do ficheiro que editamos e escolher a versão que nos interessa.
Multitouch Gestures
Tal como já dissemos em cima, a nova versão do Mac OS X apresenta diversos elementos dos dispositivos móveis da Apple. Quando falamos no iPhone ou no iPad é obrigatório falarmos do multitouch. O Lion traz consigo diversos gestos touch que podem ser usados através dos trackpads multitouch dos MacBooks mais recentes ou com o Magic Trackpad.
Aplicações em full screen
Quando vi pela primeira vez as aplicações a correr em ecrã inteiro na primeira mostra do Mac OS X 10.7 Lion, esta função não me atraiu especialmente porque não tinha a certeza se funcionaria bem. Depois de testar a build de testes fiquei convencido. Em certas aplicações, ao funcionar em ecrã inteiro, a produtividade aumenta dando espaço ao que interessa e mantendo as distracções no fundo.
Novas aplicações (Mail, iCal, Address Book, …)
O Mac OS X 10.7 Lion conta com novas versões de diversas aplicações como o Mail, iCal, Address Book, … Preparadas para funcionar em full screen e com um visual novo, são uma excelente adição ao Lion.
Auto-correcção
Uma das features que me saltou logo à vista foi a auto-correcção à la iOS. Se escrevermos algo mal, o Mac OS X sugere-nos a palavra corrigida de forma semelhante ao iOS.
Agora só resta esperar por Julho, data adiantada pela Apple para o lançamento do Mac OS X 10.7 Lion.