Existe para o iPad uma panóplia grande de aplicações para desenhar, criar esboços e rabiscar. Estas apps trazem canetas e pincéis extravagantes para dar azo à imaginação do utilizador, sem falar que há apps talhadas para os profissionais.
Quando falamos em profissionais bem servidos com apps para o desempenho do seu trabalho excluímos um pouco os arquitectos, pois de facto apps com muita precisão contam-se pelos dedos. Uma delas é a Archipad que permite a arquitectos e designers planear, estruturar e decorar os seus projectos com precisão.
A app é claramente para entendidos, traz um design muito limpo e organizado, sem excesso de funcionalidades e com um aspecto muito enquadrado com o iOS 7. Para facilitar os projectos, esta traz dois ecrãs principais, a vista do menu e a vista desenhar. O utilizador pode criar vários projectos e cada projecto poderá conter vários desenhos. Além disso, a app também tem suporte multi-camada, juntamente com uma configuração alfa para cada camada.
A visão esboço tem duas barras de ferramentas pequenas, mas de tamanho adequado, uma na parte superior e outra na parte inferior que lhe dá acesso a várias ferramentas de desenho, como texto, formas e desenho à mão livre. O utilizador pode carregar uma imagem do rolo da câmara e traçar por cima dela.
A app traz vários guias e um suporte que poderá encontrar online. Quando estiver a desenhar poderá contar com um botão dedicado “desfazer” na extremidade direita da barra de ferramentas inferior, mas funciona somente enquanto estiver a usar uma única ferramenta. Aqui é um ponto que deixou a desejar, isto porque quando estamos a terminar de usar uma ferramenta ou a mudar para outra ferramenta, as alterações da ferramenta anterior não podem ser revertidas.
Outro ponto que não achamos interessante é o modelo de desenho, este comporta-se mais como se fosse um pincel em vez de ser mostrado um traço vector, tipo um software de CAD/CAM. Por exemplo, quando utilizamos as formas rectangulares, posteriormente não podemos voltar para as seleccionar, mover, redimensionar ou rodar aqueles rectângulos.
Há uma secção especial nas ferramentas de desenho, onde existem símbolos para o planeamento de uma casa. Existem formas de modelos prontas para móveis e utensílios domésticos que pertencem a várias áreas de de uma casa, como o quarto, a cozinha, a casa de banho, etc. Mais uma vez ficamos desagradados por estes não poderem ser movidos ao redor, rodados ou redimensionados depois de os corrigir no diagrama. Esta impossibilidade torna os objectos como um selo.
Esta app tem o seu lado interessante, está em desenvolvimento e em breve será certamente uma mais valia. É uma app sinalizada que sugerimos que tome em consideração. Precisa de evoluir nalguns pontos, tornar-se mais estável e oferecer mais opções. Mas para lá caminha.
Embora seja gratuita, existe uma limitação de 15 inserções. Para a tornar totalmente operacional, precisa de desembolsar ou 2,69 euros por mês ou 8,99 euros por ano. Até aqui acredito que os developers vão ter de mexer.