Para o público em geral, a questão da disponibilização frequente de actualizações não é algo que influencie propriamente no momento da compra. No entanto, depois de adquirirem um determinado smartphone/tablet, são muitos os que se queixam da inexistência de actualizações e, assim, de poderem usufruir das últimas funcionalidades do sistema.
Se quer ter um equipamento e não quer estar preocupado com o (curto) período de disponibilização de actualizações, então invista num iPhone/iPad.
Quem segue atentamente as notícias tecnológicas, certamente sabe que a fragmentação é um problema grave do mundo Android.
Culpa da Google e também dos fabricantes, a “factura” é sempre paga pelo utilizador que normalmente não sabe se uma determinada actualização da plataforma vai estar disponível para o seu dispositivo.
Por outro lado, a concorrente Apple continua a dar suporte a equipamentos antigos e de certa forma é um factor que agrada aos utilizadores. Mas, traduzindo em números, por quanto tempo é que a Apple e a Google dão suporte aos seus equipamentos?
Apple vs Google: Afinal quem ganha nas actualizações?
O trabalho foi feito pelo site Android Police, que chegou à seguinte conclusão “Dispositivos com iOS recebem actualizações por quase o dobro do tempo dos Nexus”. Tal conclusão é preocupante, isto porque os Nexus são os primeiros dispositivos Android a receber as actualizações… há modelos de smartphones que nunca receberam uma actualização.
Como podemos ver pelo gráfico anterior, a Apple raramente deixa os seus equipamentos sem actualizações mesmo os mais antigos como é o caso do iPhone 4. O gráfico revela que a média (em meses) de suporte da Google para os modelos mais antigos é de 21 meses. Já no caso da Apple o valor é quase o dobro (41,2 meses em média).
Acha que este é um factor determinante para adquiri um iPhone/iPad?
Via Android Police